‘Ciência-Tradição’ é tema do novo programa Círculos Transculturais da TV Lepete

A primeira ação do projeto terá participação da Monja Coen Roshi, através do canal no YouTube.

Com a necessidade de criar um diálogo entre os saberes científicos e os saberes da tradição, o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Trandisciplinares em Educação da Universidade do Estado do Amazonas (Lepete/UEA) dará início ao projeto ‘Círculos Transculturais’ que terá como tema central ‘Ciência-Tradição: Um diálogo emergente pela vida’. A transmissão começa na próxima terça-feira (14), às 17h (horário de Manaus), no canal da TV Lepete no YouTube.

O primeiro episódio tem como pauta de estreia ‘Monja Coen Roshi e o Zen Budismo’. A ideia é fazer da transmissão um espaço de diálogo entre a Monja e os seguintes participantes: a terapeuta Ayurveda, Ianeza Wanzeler; o psicólogo Transpessoal Integrativo, Luiz Mello; a professora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e terapeuta energética, Marlene Gomez; e a professora da UEA e da Semed, Maria Quitéria Afonso.

“Em tempos de pandemia, no qual vemos processos de mudanças radicais nas nossas relações socioculturais, inclusive com as nossas crenças religiosas, espirituais, o diálogo entre ciência-tradição torna-se emergente. A ciência contemporânea já, em certa medida, tomou consciência que não consegue dá respostas para todos os problemas humanos, e admite a importância da transdiciplinaridade na construção de novas formas de perceber, sentir, viver, ser e estar no mundo”, disse a coordenadora do Lepete, Eglê Wanzeler.

Eglê destaca, ainda, que o projeto vem a partir de uma das facetas do Laboratório, a transdiciplinaridade e a necessidade de dialogar entre as diferentes áreas do conhecimento e os saberes da tradição, com suas mitologias, cosmologias, sabedorias e cosmogonias.

“Os Círculos Transculturais tem o propósito de refletir, a partir da convergência Ciência-Tradição, sobre a condição humana em tempo de isolamento social provocado pela Covid-19. Fomos afetados não apenas em nos relacionamentos, mas nos modos de viver, de sentir, de fazer, de pensar e até de exercitar nossas espiritualidades sobre vida-morte, além de como agir sobre e no mundo e suas implicações natureza-cultura, sagrado-profano, ensino-aprendizagem, arte, ritos, mitos, amorosidades e afetos”, explicou a coordenadora.

Como participar?

O Projeto é voltado tanto para a comunidade acadêmica como para a comunidade geral. A transmissão valerá certificação.

Para mais informações, acesse as redes sociais do Lepete/UEA.

EditalEdital