Aluno indígena da UEA palestra na Campus Party

Apresentação destaca como ocorre o Ritual da Tucandeira e está disponível no YouTube do evento

O ‘Trabalho da Engenharia de Produção com o Ritual da Tucandeira: Como ocorreu este processo, resultados e aplicações’ foi apresentado pelo aluno do curso de Engenharia de Produção na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Rucian da Silva Vilacio, na Campus Party – maior evento de inovação e tecnologia do mundo. Estudante de etnia indígena Sateré Mawé, Vilacio palestrou no palco temático Green Deal: Energia Limpa e Meio Ambiente. A apresentação destaca como ocorre o Ritual da Tucandeira e é fruto da junção de dois projetos de extensão em forma de resumo expandido.

“O resumo apresentado na Campus Party originou-se do projeto ‘Construção de Saberes para a organização do trabalho em ritual indígena’ onde desenvolvi o artigo ‘Watyama Waki: A Tucandeira agradece’, voltado para organização do trabalho do ritual indígena na questão etno-turismo. O segundo projeto, mais recente, envolvia questões de saúde e ambiental-sustentável, como coleta seletiva, melhor reaproveitamento e separação de resíduos sólidos gerados pela própria comunidade, e dessa maneira eles conseguirem a autossuficiência”, explicou Vilacio.

Rucian ressalta a importância da representatividade indígena na universidade pública e a luta diária de permanecer dentro dela. “É um resumo de um trabalho com pouco mais de dois anos, com pesquisa e extensão, e que haviam muitas pessoas dependendo dessa apresentação para ter essa visibilidade. Tanto das pessoas envolvidas diretamente, quanto as questões dos povos indígenas que foi nosso foco de trabalho, em questão de pandemia. Essa visibilidade precisa ser dita porque vidas indígenas importam então eles precisam se sentir representados”, completou.

O trabalho contém contribuições da voluntária Vanessa do Nascimento Damasceno e orientado pelas professoras mestras Joelma Monteiro de Carvalho e Rejane Gomes Ferreira. A palestra de Rucian Vilacio encontra-se disponível no YouTube da Campus Party Brasil nos links abaixo.

EditalEditalEditalEdital