UEA lança nova versão do app ‘Sou ECO’ para reforçar defesa ao meio ambiente

O projeto idealizado em parceria com o TCE-AM será explicado durante uma live realizada no próximo dia 24, pelas redes sociais da UEA.

Criado para atuar na defesa e preservação do meio ambiente, o aplicativo ‘Sou Eco’ da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) terá uma nova versão lançada no dia 17 de julho, durante a webconferência ‘Desmatamento e queimadas na Amazônia, desafio de todos’ organizada pelo TCE-AM com transmissão simultânea em Inglês, Espanhol e interpretação de Libras.

O ‘Sou Eco’ é uma tecnologia que visa oferecer à população de todo o Brasil e também de outros países um canal fácil, prático, inovador, seguro e gratuito para fazer denúncias de infrações, crimes ambientais, má prestação de serviços públicos e outras naturezas, diretamente ao TCE-AM com fotos e possibilidade de georreferenciamento, colaborando com o trabalho dos órgãos fiscalizadores.

No dia 24 de julho, os coordenadores do aplicativo realizarão uma live com a participação dos alunos e servidores do TCE-AM que desenvolveram a plataforma para explicar as novas ferramentas.

“É uma oportunidade de exercício da cidadania através do combate as irregularidades. Com o aplicativo pode-se realizar denúncias identificadas ou anônimas (método sigiloso e sem vínculo ao denunciante). Quero destacar a importantíssima participação do conselheiro do TCE, Júlio Pinheiro, nesse contexto. Ele foi o idealizado do app”, disse o coordenador do projeto, professor Dr. Fábio Cardoso.

O coordenador revela ainda que, dentre as novas funcionalidades, pode-se destacar a possibilidade de armazenamento de denúncias quando o usuário do aplicativo está sem rede de dados e sem comunicação Wi-Fi (sem internet); Visualização das denúncias enviadas e arquivas, com detalhes da imagem, do horário, da data e da tratativa realizada, através da opção ‘Minhas Denúnciaa’ no aplicativo; Apresentação da política de uso e de privacidade ao usuário de forma resumida na inicialização do aplicativo; Disponibilização da plataforma em inglês, espanhol e francês; Desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Denúncias do TCE (plataforma Web), no endereço https://soueco.tce.am.gov.br/login, ferramenta a ser utilizada por servidores do TCE e possibilidade de cadastrar emails para envio das denúncias recebidas pelo TCE, buscando automatização do processo de gerenciamento e encaminhamento das denúncias.

“Para o endereço da denúncia em zona rural, será necessário ser informado pelo usuário apenas a cidade e o estado, obrigatoriamente. Para registrar uma denúncia, não é necessário ter conexão com a internet. O aplicativo pergunta ao usuário se ele deseja armazenar a denúncia e enviá-la posteriormente, em caso de falha de envio por falta de conexão. Ao abrir o aplicativo novamente mais tarde e se o dispositivo obtiver conexão com a internet, a denúncia será enviada”, explicou Fábio.

O projeto é coordenado também pelo professor Dr. Raimundo Cláudio Souza Gomes do Laboratório de Sistemas Embarcados (LSE) da UEA. O ‘Sou Eco’ foi desenvolvido com a participação dos alunos Isaque Vilson Batista da Costa e Vinicius Tavares Coelho da Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA. O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) lançou uma versão preliminar do aplicativo para smartphones ‘Sou Eco’ durante o II Simpósio Internacional Sobre Gestão Ambiental e controle de Contas Públicas, promovido pela Corte de Contas realizado em 2019.

Os alunos interessados devem realizar a inscrição no site do TCE disponível abaixo, utilizando o e-mail institucional.