UEA divulga Plano de Retomada das atividades na capital e interior

Para promover a segurança dos alunos, professores e servidores, a UEA vai utilizar tecnologias educacionais digitais.

Agosto é o mês do retorno das atividades acadêmicas e administrativas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na capital e interior do Amazonas. Após a paralisação, ocorrida no dia 17 de março de 2020, por conta da Pandemia da Covid-19 a Gestão Superior elaborou o Plano de Retomada para informar a comunidade acadêmica sobre as modalidades de ensino a serem utilizadas pela instituição, com base em tecnologias educacionais digitais, os protocolos obrigatórios de segurança, medidas de prevenção coletivas e individuais, as adaptações das instalações físicas, a implementação de medidas administrativas, além da adoção de equipamentos de proteção individual (EPI).

De acordo com o novo calendário acadêmico, as atividades acadêmicas retornam, de maneira não-presencial, no dia 3 de agosto. A fase posterior, inicia no dia 03 de outubro de maneira híbrida. A etapa seguinte, com aulas presenciais, observando o quadro da pandemia em Manaus, será retomada no dia 23 de novembro de 2020 e irá até o dia 27 de fevereiro de 2021.”A Gestão Superior da UEA destaca ainda que está analisando disponibilizar Internet gratuita aos alunos que comprovarem vulnerabilidade social, bem como facilitar o acesso aos meios digitais e as unidades da Universidade em Manaus e no interior do Estado para que todos tenham acesso às aulas e mantenham a qualidade de ensino”, reitera o reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

Etapas do Plano

Na primeira etapa do plano (no período de 20/07 a 2/08) está incluso o retorno das atividades administrativas presenciais, em sistema de rodízio; Manutenção da suspensão das atividades presenciais de ensino; Manutenção da suspensão dos serviços de apoio (restaurantes, lanchonetes, bibliotecas, reprografia., etc…).

Já na segunda etapa A (no período de 3/08 a 4/10) está prevista a manutenção das atividades administrativas presenciais, em sistema de rodízio; Retorno das atividades de ensino em modalidade não-presencial; Bibliotecas poderão funcionar para retirada e devolução de exemplares; Laboratórios de Informática poderão funcionar para utilização, mediante agendamento.

No que corresponde à segunda etapa B (no período de 5/10 a 3/01) estão programadas o retorno das atividades administrativas presenciais em regime normal de funcionamento; Atividades de ensino em modalidade presencial e não-presencial (híbrido), respeitando-se o limite de ocupação de 50% das salas de aula; Serviços de apoio (restaurantes, lanchonetes, reprografia, bibliotecas e salas de estudo) poderão ser autorizados; Os centros de convivência, auditórios, anfiteatros, salas de reuniões e espaços de lazer permanecerão fechados.

Na terceira e última etapa (a partir do dia 4/01/2021) estão previstos o Retorno das atividades de ensino presencial sem limitação de ocupação das salas de aula; Retorno integral dos restaurantes universitários e demais serviços de apoio; Retorno dos eventos científicos, desportivos, culturais e colações de grau; Retorno dos processos seletivos.

De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e Coordenadora do Grupo Gestor da COVID-19 da UEA, Maria Paula Mourão, o Plano foi elaborado com base nos estudos realizados pelo grupo gestor desde o começo da pandemia. “Observamos a evolução da doença e agora, seu declínio, e optamos por continuar mantendo o distanciamento social sem que isso afete a qualidade do ensino para nosso corpo discente, tanto na capital quanto no interior. A UEA está facilitando soluções para alunos que não dispõe de acesso à Internet, permitindo que eles se dirijam às unidades e aos centros para utilizar os meios tecnológicos disponíveis oferecidos pela UEA”, enfatizou.

Ações da UEA durante a pandemia

Para atender a população, que envolveu professores e professoras, técnicas e técnicos, servidoras e servidores, além de alunas e alunos voluntários. Em um trabalho conjunto, o grupo desenvolveu aplicativos e elaborou ações, algumas em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Entre elas,  o CHATBOT/CALL CENTER, por meio do aplicativo SASI; o Acolhimento Psicológico, também pelo CHATBOT, com encaminhamentos para médicos, enfermeiros ou psicólogos; o Polo de Telessaúde do Amazonas que promoveu e promove videoconferências entre profissionais de saúde da capital e dos municípios do interior do Estado, realizando, com sucesso, teleconsultas e treinamentos aos profissionais, inclusive para os que atuam em comunidades indígenas; Produção de Protetores Faciais que foram distribuídos para profissionais de saúde e Produção de Álcool 70%; Reparo de Ventiladores Mecânicos; Protótipo de Ventilador Mecânico; Padronização e Distribuição de EPIs; Desenvolvimento de Guia para Intubação Orotraqueal, Formatura Antecipada nos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia; UEA Live Music; Imunização de Servidores contra H1N1; Teste Rápido para Covid-19 e Equipe Clorocovid (FMT-HDV, UEA, Fiocruz, FVS-AM).