Promover diálogos nos espaços científicos com outras formas de produção de conhecimento é o objetivo do projeto Círculos Transculturais do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Trandisciplinares em Educação da Universidade do Estado do Amazonas (Lepete/UEA), que realizará a conversa Sabedorias Ancestrais Afrodescendentes no dia 27 de julho, às 18h, por meio da plataforma Zoom.
De natureza transcultural, o programa busca uma aliança entre a ciência e os saberes das tradições. Serão abordados no decorrer da programação assuntos como zen budismo, transdisciplinaridade, sabedorias ancestrais afrodescendentes, ameríndias, além de arte, poesia, cinema e música.
“Penso que a pandemia modificou nossas relações com o mundo e as pessoas, afetando nossas subjetividades, nossos modos de viver e de estar no mundo. Trouxe muito sofrimento, angustia e estresse emocional para muitas pessoas. O programa surge como uma potência capaz de levar amor, esperança e ternura à sociedade”, afirmou a coordenadora do Lepete, professora Eglê Wanzeler.
A coordenadora salienta ainda o quão importante é promover debates como esse, tanto pelo combate ao preconceito, racismo e fundamentalismo religioso que atinge violentamente as religiões de matriz africana, quanto pela necessidade de a Universidade se posicionar contra esses processos. “Isso só é possível levando o conhecimento as pessoas e valorizando as culturas de um povo que contribuiu fortemente para o desenvolvimento da cultura do Brasil”, destaca a professora Eglê.
O evento acontecerá por meio da plataforma Zoom, mas será transmitido ao vivo pelo canal da TV Lepete no YouTube, disponível no link abaixo, e no Facebook e Instagram do Lepete.
Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA