Programa de Pós-Graduação da UEA realiza Aula Inaugural virtual

As inscrições são realizadas durante o encontro no canal TV PPGICH, no YouTube.

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH/UEA) realiza nesta quarta-feira (29), às 15h (horário Manaus), a Aula Inaugural de forma virtual devido à pandemia do novo coronavírus. A transmissão será através do canal da TV PPGICH, no YouTube.

O evento conta com a participação da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Profa. Dra. Iraildes Caldas Torres, para um debate em torno do tema ‘Redes de pesquisadores na Amazônia: Possibilidades em campos aproximados’.

A professora destacará o estágio da pesquisa na Amazônia, tendo como parâmetro três fases: as expedições; as pesquisas etnográficas em missão; e as pesquisas nos tempos atuais financiadas por agências públicas. “Essas formas de atuação científica são essencialmente interdisciplinar, ou seja, buscam construir ciência de forma a tecer junto o conhecimento com as diferentes disciplinas ou ciências, num debate com os saberes tradicionais e ecológicos. Com a palestra, eu quero incentivar o gosto pela ciência pelos alunos para que possam ser desenvolvidas de formas inovadoras de fazer ciência na Amazônia, no campo da interdisciplinaridade. É preciso construir um olhar multidimensional sobre a Amazônia, a partir da tessitura de conhecimentos”, explicou Iraildes.

Para o coordenador do PPGICH, Otávio Rios, o programa teve como principal preocupação a manutenção das atividades acadêmicas, então passou a incentivar leituras, defesas, reuniões, lives e o Webinário Internacional que realizou sete sessões e teve quase mil inscritos. “Agora chegamos ao momento da retomada das disciplinas e, por conseguinte, da Aula Inaugural, bastante preparados do ponto de vista operacional, técnico e também do envolvimento da comunidade acadêmica do PPGICH com as atividades online”, completou.

Como participar?

As inscrições são realizadas por meio do link disponibilizado durante a transmissão. Os participantes recebem certificados da equipe do Webinário. Mais informações podem ser obtidas diretamente no canal.

Sobre o PPGICH

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA) objetiva aumentar a oferta de profissionais qualificados para pensar a cultura em suas distintas manifestações a partir de suas diferentes configurações na Amazônia Ocidental. O Mestrado possui Área de Concentração dedicada a pesquisar a Cultura em suas dimensões cognitiva (Linha 1: Capital Imaterial: produção e circulação de saberes); estética (L2: Crítica, interpretação e história das formas da arte) e identitária (L3: Espaços, memórias e configurações sociais).

Atualmente, o Programa reúne 23 docentes entre permanentes, colaboradores e visitantes em Manaus e em Tefé, cidade onde o PPGICH mantém nucleação permanente, desenvolvendo o ensino de pós-graduação, pesquisa e extensão no interior do Amazonas com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).

Para mais informações, acesse o site do PPGICH.

EditalEditalEdital