UEA lança Guia de Tecnologias Digitais para o Ensino Remoto

Guia reúne uma curadoria de ferramentas e recursos tecnológicos para que os docentes possam mitigar os desafios com as múltiplas demandas de recursos.

“A atividade híbrida, por meio de tecnologias digitais, e a atividade prática de campo estarão juntas, não tem caminho pronto, mas estamos construindo. Fortalecendo os laboratórios de informática, capacitando docentes internamente quanto as ferramentas. Isso é importante para dar qualidade ao ato de educação no nosso semestre que se inicia no dia 3 de agosto”, destacou o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, ao lançar o Guia de Tecnologias Digitais para o Ensino Remoto nesta sexta-feira (31). O lançamento ocorreu durante o 1º Encontro de Formação Continuada de Docentes da UEA e o 14º Seminário Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA).

A partir do dia 3 de agosto, as aulas da UEA serão por meio de tecnologias digitais que vão viabilizar, melhorar e ampliar as experiências de ensino-aprendizagem para as modalidades de ensino remoto e híbrido. Pensando nisso, o Prof. M.Sc. e coordenador do Curso de Licenciatura em Computação, Almir de Oliveira Costa Jr., em parceria com os alunos do curso de Computação e professores de Licenciatura em Pedagogia da UEA, elaboraram o Guia de Tecnologias Digitais para o Ensino Remoto.

O Guia reúne uma curadoria de ferramentas e recursos tecnológicos, a maioria dos quais livres e gratuitos, para que os docentes possam mitigar os desafios enfrentados para com as múltiplas demandas de elaboração de recursos digitais didáticos e pedagógicos. Para cada recurso apresentado, há links disponíveis, sob a forma de QR-Codes, para instalação, versões, experiências de utilização e tutoriais, além de um resumo descritivo de como este pode ser adotado em um contexto realístico de uso em sala de aula.

“Com a preocupação de também prover acessibilidade, o guia contempla ainda recursos tecnológicos para geração automática de legendas, leitura de tela, possibilitando a garantia do acesso e permanência dos estudantes com necessidades educacionais especiais, indígenas e demais discentes que apresentem dificuldades no acesso às ferramentas tecnológicas tradicionais. Já aos docentes, a consulta a este guia permite não apenas a seleção dos recursos mais adequados ao seu contexto e necessidades, mas também que motivam para uma prática docente dinâmica, baseada em mobilidade, ubiquidade, autoria, conectividade, colaboração e interatividade, propiciando oportunidades de múltiplas experimentações e expressões”, destacou o professor.

O Guia, produzido pela Editora UEA e apoio da Pró-Reitoria de Extensão, tem 63 páginas, múltiplas ilustrações e links, contempla 51 recursos, quer sejam ferramentas ou materiais diversos disponíveis na internet, e está disponível no site da UEA gratuitamente.

Como funcionará o programa Monitoria Digital?

1) Guia de Tecnologias Digitais para o Ensino Remoto

O Guia foi elaborado pelos professores Almir de Oliveira Costa, Andrezza Belora Lopes Machado, Elloá Barreto Guedes da Costa e Joab Grana Reis, além dos discentes João Paulo Felizardo Lima e Silva, Lucimara Cruz de Souza Willian e David Martins de Almeida da Escola Superior de Tecnologia (EST) para facilitar o entendimento e a utilização por parte dos docentes nas diversas ferramentas gratuitas disponíveis para aulas remotas.

O Guia está disponível no link abaixo

EditalEditalEditalEdital