UEA promove palestra sobre saúde mental para docentes

Momento promoveu troca de experiências entre os professores participantes.

Dando continuidade ao que foi proposto no 1º Encontro de Formação Continuada de Docentes da UEA e o 14º Seminário Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promoveu nessa sexta-feira (14), uma Palestra de Saúde Mental e Escuta Ativa com docentes da instituição. Os participantes receberão certificação de 4h pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).

A proposta do momento era de capacitar os professores para serem agentes integrais de saúde mental não só com os alunos, mas também com seus colegas de profissão e para a instituição como um todo. “No encontro de formação continuada, a gente percebeu que é preciso capacitar mais profissionais para serem os promotores de saúde mental e não apenas se limitarem a dimensão do papel do professor que já conhecemos”, disse o psiquiatra e professor Domingos Timóteo de Jesus Ferreira.

Para a enfermeira Aramita de Jesus Ferreira, a UEA é pioneira em trazer debates e capacitação com interdisciplinaridade e intersetorialidade. “Tivemos uma mudança que ninguém estava preparado e agora estamos nessa transição lidando com o sofrimento e a angústia do período do isolamento. Essa capacitação é o que precisa agora, às vezes a sala de aula é a única possibilidade de conexão dos alunos. A universidade como um todo tem que dar essa possibilidade de pedir ajuda e deixar um canal aberto para a comunicação entre os setores”, finalizou.

A palestra de saúde mental promoveu um ambiente onde os participantes puderam contar suas experiências de sala de aula, bem como compartilhar estratégias já usadas em uma roda de conversa chamada ‘Escuta Ativa’. Uma das temáticas em pauta foi à pandemia e grande pausa nas atividades juntamente com a retomada das aulas virtuais e os novos desafios.

EditalEdital