Artigo de professor da UEA é aprovado em revista científica

Trabalho introduz um novo problema de enriquecimento de bancos de dados (catálogos de produtos) com opiniões de usuários postadas na Web.

Intitulado “OpinionLink: Leveraging user opinions for product catalog enrichment”, o artigo do professor doutor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Tiago Eugenio de Melo, foi publicado na revista Information Processing & Management (IPM). O períodico é uma das revistas mais importantes na área de Ciência da Informação e que está classificada como A1 na avaliação da CAPES Qualis.

O artigo foi resultado da tese de doutorado e introduz um novo problema de enriquecimento de bancos de dados (catálogos de produtos) com opiniões de usuários postadas na Web. O trabalho ainda apresenta uma abordagem chamada de OpinionLink que utiliza técnicas de machine learning (aprendizagem de máquina) para extrair as opiniões da Web e enriquecer automaticamente bancos de dados de produtos.

O trabalho ainda recebeu as honrarias de “Distinguished Paper” e será apresentado no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) [2] em 2020. O SBBD é o principal evento de Banco de Dados do País e a apresentação do artigo é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na UEA.

A pesquisa contou com a colaboração de professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade de Lisboa e continua na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), incluindo a colaboração de alunos de iniciação científica que participam do Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI) e também de pesquisadores de outras universidades.

Sobre o professor:

O docente é responsável pelas disciplinas de Banco de Dados e Programação no Núcleo de Computação da EST/UEA, além de realizar pesquisas relacionadas com mineração de opinião e processamento de linguagem natural.

Formado em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Obteve o mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em Computação e o doutorado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

sem anexos