Saúde e espiritualidade são temas de palestras online da LIASE UEA

O evento acontece nos dias 26 e 27 de agosto, pela canal da LIASE UEA no YouTube.

Com a proposta de mostrar as necessidades da área de saúde levando em consideração o atual cenário pandêmico da COVID-19 e, principalmente, o desenvolvimento da espiritualidade como importante recurso de enfrentamento aos desafios emergentes, a Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (LIASE) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promoverá nos dias 26 e 27 de agosto, às 19h, o 1º Ciclo de Palestras Online da LIASE UEA pelo canal do YouTube.

O evento terá também como finalidade apresentar a Liga para a comunidade, divulgar o primeiro edital de seleção e discutir outras questões importantes relativas à temática com evidências científicas em saúde e espiritualidade.

O público alvo são alunos dos cursos de graduação em saúde da UEA e das demais instituições de ensino superior de Manaus que poderão concorrer em setembro, a uma das 30 vagas de ligantes da LIASE UEA, entretanto, o evento está aberto a todos os interessados.

Para obter mais informações sobre a programação completa e a inscrição gratuita, basta acessar o perfil oficial da LIASE UEA no Instagram https://instagram.com/liase_uea?igshid=yr81o2uucfir

“Apesar do reconhecimento científico sobre a importância da espiritualidade no cuidado do ser humano, raramente as necessidades espirituais dos pacientes e de seus familiares são atendidas pelos profissionais da saúde, isso ocorre, muitas vezes, em virtude de falta de preparo. Fomentar na formação acadêmica reflexão sobre espiritualidade é fundamental para contribuir com o desenvolvimento de futuros profissionais de saúde capazes de promover uma adequada abordagem da espiritualidade em todas as etapas da assistência”, disse o coordenador docente da LIASE UEA, professor doutor Arteiro Menezes.

“Existem cerca de 40 ligas que desenvolvem essa temática nas universidades das diferentes regiões do Brasil, entretanto, a LIASE UEA é pioneira no Amazonas e já está filiada à AALEGREES, a Associação Acadêmica de Ligas e Grupos de Estudo em Espiritualidade e Saúde, cuja principal proposta é formar uma rede de apoio para as pessoas que se interessam pelo assunto”, completou a diretora discente da LIASE UEA, Sayonara Monteiro Breves.

Sobre o projeto

O projeto da LIASE UEA é desenvolvido por um grupo formado por professores e alunos da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e foi aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) no início de 2020. A liga constitui-se numa associação de caráter científico, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, instituída sob a forma de Associação Civil Universitária que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes na área de saúde e espiritualidade, contribuindo para a complementação da formação acadêmica, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.