Professor da UEA publica artigo científico em periódico internacional

A revista na qual o artigo foi publicado tem um fator de impacto do JCR de 3.068.

Intitulado “Identification of the advection-diffusion equation for predicting green water propagation”, o artigo do professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Dr. Jassiel Hernández Fontes foi publicado na revista Ocean Engineering, que tem classificação A pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes Qualis) e tem um fator de impacto do Journal Citation Reports (JCR) de 3.068.

O artigo apresenta um método híbrido de convolução e de identificação de parâmetros para representar a evolução da inundação por ondas no convés de estruturas navais e oceânicas. O método apresentado no trabalho foi validado com experimentos realizados num canal de ondas, utilizando visualização de alta velocidade e técnicas de processamento e análise de imagens para obter os dados.

A inundação do convés é um problema muito comum em diversas estruturas navais e oceânicas, tais como embarcações de carga, estruturas fixas, embarcações de pesca, dispositivos de conversão de energia do mar, entre outras. Os volumes de água que embarcam no convés podem ocasionar carregamentos adicionais, dando lugar problemas estruturais e de estabilidade, por isso a geração de métodos de aplicação prática que permitam predizer e estimar a evolução desses volumes de água é importante para o desenho e optimização de estruturas navais e oceânicas no futuro.

A pesquisa será continuada na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), incluindo a colaboração de alunos de iniciação científica e investigadores nacionais e estrangeiros.

Para mais informações, acesse o site do periódico no link abaixo.