Professores da UEA concluem Doutorado em Administração na USP

Curso foi ofertado pelo Programa de Doutorado Interinstitucional.

Os professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Almir Kimura Junior e Gilson de Lima Lira, concluíram o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), por meio do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) da UEA.

A tese do Professor do departamento de Controle e Automação da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), Almir Kimura Junior, destaca a influência dos determinantes de inovação nas empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), e defende o fato de vários causas dos ambientes externos e internos estarem positivamente associados com a inovação das empresas do PIM e, uma vez conhecidos, poderão ser mais bem alavancados.

“Busco publicar os resultados encontrados em revistas internacionais com alto fator de impacto, além de seguir minha carreira de docente da UEA da forma mais correta e digna possível, sempre mostrando seriedade, integridade e profissionalismo. Estou bastante agradecido, esse resultado só foi possível devido o Dinter entre a UEA e a USP”, celebrou Almir.

Já o professor do curso de Administração da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA), Gilson de Lima Lira, abordou o tema “Indústria 4.0 – os impactos das tecnologias habilitadoras nas estratégias de produção”. O trabalho visa contribuir com a comunidade na forma do conhecimento adquirido, que identificou as movimentações tecnológicas que vem ocorrendo na cadeia eletroeletrônica do PIM.

“O trabalho servirá de referência para outros estudos em função da forma como foi desenvolvida, onde se fez um levantamento teórico do termo “indústria 4.0″ no mundo, em seguida um estudo sobre cada uma das tecnologias habilitadoras que impactam nas estratégias de produção e por fim, uma pesquisa em diferentes empresas do segmento eletroeletrônico”, observou.

O professor comenta ainda que a motivação veio do desenvolvimento de diversas tecnologias computacionais que estão sendo implantadas em organizações industriais, especialmente nas estratégias de produção.

Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA