Aluna do CESIT participa de congresso virtual da UFPB

A apresentação da aluna e o artigo estão disponíveis na páginas oficiais do evento.

A discente do Curso de Licenciatura em Computação do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT/UEA), Flaviana Cruz, participou do V Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2020) promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento ocorreu de forma virtual entre 25 a 28 de agosto. Na ocasião, a aluna apresentou a pesquisa realizada no segundo semestre de 2019 sobre o desenvolvimento e validação de um aplicativo de Realidade Aumentada (RA).

Intitulada ‘Hara: Aplicativo com Realidade Aumentada para apoiar o Ensino de Hardware de Computadores’, a pesquisa traz a RA como ferramenta pedagógica de auxílio para alunos do curso técnico da Manutenção e Suporte de Computadores do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). O vídeo da apresentação da aluna encontra-se disponível no YouTube do evento nos links abaixo.

A professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e orientadora do estudo, Dayane Rosas de Souza, afirma que a pesquisa só foi possível, pois houve a interdisciplinariedade das disciplinas de Análise e Projetos de Sistemas e de Estágio Supervisionado, bem como o empenho dos acadêmicos e apoio dos professores Elisângela Oliveira e Genarde Macedo.

Sobre O Ctrl+E 2020 (Online)

O V Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2020) é um evento científico que tem por objetivo reunir professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais interessados no uso de Tecnologias como apoio ao ensino e à aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento. O tema de 2020 foi Educação do Futuro: Tecnologias e Pessoas para Transformar o Mundo. A ideia era de mostrar como utilizar as tecnologias para aproximar alunos e professores, tornar ideias educativas em realizações tecnológicas, humanizando as relações e construindo um evento que fortaleça o vínculo da rede de ensino com os programas de pós-graduação e pesquisa.

EditalEditalEdital