UEA inicia distribuição de chips com pacotes de dados para estudantes

As caixas com o primeiro carregamento chegaram nesta segunda (31), ao prédio da Reitoria da UEA. 

Os estudantes em condição de vulnerabilidade comprovada na capital e no interior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vão receber a partir desta semana os Pacotes de Dados disponibilizados pela instituição. As caixas com o primeiro carregamento chegaram nesta segunda (31), ao prédio da Reitoria da UEA. 

A ação é realizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex/UEA) e que já estava prevista em resolução, simultaneamente com o projeto de Monitoria Digital e Voluntariado.

“Um tempo novo requer soluções novas. Estamos investindo para reduzir a vulnerabilidade, trazer simetria, aproximar nossos alunos do interior e da capital que possuem dificuldade de conexão e favorecer a oportunidade da atividade do ensino-aprendizagem de forma consistente. É um semestre que está sendo realizado totalmente por tecnologias educacionais digitais”, enfatizou o Reitor da UEA, Cleinaldo Costa. 

O reitor reitera que a nova realidade veio para ficar. “Essas tecnologias incorporadas à nossa prática serão atividades cotidianas na nossa Universidade. Estamos falando sobre usar extensivamente a telefonia, as tecnologias educacionais digitais, ferramentas de videoconferência, ambientes virtuais de aprendizagem, o que já está fortalecendo essa experiência dentro da Universidade. Isso naturalmente, em cenários próximos, junto com atividades presenciais, nos trará um cenário de educação híbrido, muito focado em tecnologia”, ressaltou. 

Pacote de Dados

De acordo com a gerente executiva de contas da empresa Claro, Caroline Ramos, os pacotes disponibilizam uma franquia de dados com 5G de capacidade. “Ele possibilita realizar ligações de Claro pra Claro, com custo zero, além de permitir o acompanhamento das aulas virtuais, com qualidade de sinal”, disse Caroline. A rede da Claro atende todos os municípios do Amazonas. 

O Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, André Tannus Dutra, ressalta que os alunos cadastrados como vulneráveis, recebem junto com o pacote de dados, todo o apoio dentro das unidades sobre a utilização dos pacotes. “Além disso, todo o processo pedagógico passa a ser monitorado”, enfatiza.

Para esclarecer dúvidas, dar sugestões e saber como utilizar a plataforma da melhor maneira e sobre o uso do pacote de dados, basta acessar o perfil da Proex pelo Instagram @proexuea

Texto: Ascom/UEA

Fotos: Gerson Freitas/Ascom UEA

EditalEdital