Grupo de Pesquisa da UEA executa projeto de monitoramento ambiental em Manaus

A iniciativa visa a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Monitorar as condições da biosfera é o foco do Programa de Qualidade de Águas, Ar e Solos do Estado do Amazonas (ProQAS/AM) que nasceu na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e engloba dez projetos que contribuem para o gerenciamento e preservação do meio ambiente. A ação é gerida pela UEA, mas conta com a parceria do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (F.UEA).

O primeiro projeto do programa que trata da “Qualidade de Águas na Região da Grande Manaus” foi aprovado e está previsto para iniciar daqui a quatro meses dentro de uma embarcação que estará pronta para realizar os trabalhos de monitoramento pelo Grupo de Pesquisa “Química Aplicada à Tecnologia” da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), coordenado pelo professor da UEA e idealizador do ProQAS, Dr. Sergio Duvoisin Junior.

Duvoisin explica que cada estado brasileiro deve possuir um Índice de Qualidade das Águas (IQA), e que o Amazonas ainda não tem um índice que reflita as características peculiares de qualidade de águas de cada macrobracia que compõe a região. De acordo com o coordenador, após dez anos de procura por investimento para o monitoramento da qualidade de águas da região, o Grupo de Pesquisa iniciou os estudos que servirão de base para traçar um IQA para o Estado, este estudo hoje compreende a análise de 72 parâmetros, sendo nove variáveis do Índice e 63 metais. “A ideia é conhecer o suficiente as macrobacias para sugerir um IQA para cada tipo de água que temos aqui. O tipo de água de São Paulo não é o mesmo do daqui, logo o índice é diferente”, comentou.

O professor conta ainda que a proposta do projeto é disponibilizar aos órgãos estaduais as ferramentas necessárias para gerirem da melhor maneira os recursos hídricos locais. “Conseguiremos dados importantes, mas queremos que sejam mais que informações acadêmicas. Não é simplesmente uma licitação de equipamento, é um grande programa estadual de monitoramento ambiental que nasceu dentro da UEA, e com apoio fundamental do IPAAM, que proporcionará um bom fluxo de formação de profissionais nesta área, bem como contribuirá com a qualidade de vida da comunidade”, concluiu.

Para saber mais sobre o Grupo de Pesquisa “Química Aplicada à Tecnologia”, acesse o link abaixo.

Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA