Professor da EST/UEA é convidado para revisar periódico internacional

"O reconhecimento é sinal de que os trabalhos de pesquisa têm chamado atenção da comunidade científica", disse o professor Carlos Maurício.

O professor da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Carlos Maurício Figueiredo foi convidado para atuar como revisor do periódico de prestígio internacional da Springer-Nature, Scientific Reports. Figueiredo irá revisar um artigo de Inteligência Artificial aplicada à detecção de tumores cerebrais.

O professor também é co-fundador do Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI/UEA) e colhe resultados da produtividade acadêmica participando de vários comitês científicos nacionais e internacionais, além de ser membro de comitês de programas de eventos nacionais como o Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva (SBCUP), Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) e o Workshop de Computação Urbana (CoUrb), todos mantidos pela Sociedade Brasileira da Computação (SBC).

Maurício enfatiza a importância do Amazonas e a UEA se inserirem nesse cenário internacional de desenvolvimento de ciência e inovação, por acreditar que a visibilidade estimule mais alunos e professores a se engajarem na produção e disseminação de ciência. “De forma geral, acredito que trabalhar na geração de produção científica, aliada à capacidade de inovação tecnológica, propiciará novos projetos e obtenção de mais recursos para nossa Universidade”, observou o professor.

Sobre a Springer-Nature

A Springer-Nature busca servir a comunidade de pesquisa por meio da publicação de suas descobertas mais significativas , que aumentam o conhecimento e abordam alguns dos maiores desafios que enfrentamos como sociedade hoje. Os periódicos da Springer-Nature não publicam apenas pesquisas primárias, mas também análises, comentários críticos, notícias e análises.

Sobre o Laboratório de Sistemas Inteligentes

Inaugurado no dia 11 de março de 2019, o Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI) surgiu graças ao Grupo de Pesquisa em Sistemas Inteligentes com o desejo de aprofundar analises e estudos ligados à inteligência artificial, ciência dos dados, sistemas de recomendação e computação bico pervasiva. Com a proposta de desenvolver pesquisas para criar soluções inteligentes em diversos domínios utilizando métodos e técnicas de computação, o Laboratório abriga projetos de diferentes níveis de graduação, tendo desde alunos iniciantes nas atividades de iniciação científica e alunos finalistas que colaboram em projetos de P&D.