Escola de Saúde Pública promove encerramento da Especialização em Saúde da Família

Especialização é o primeiro projeto oferecido dentro do Programa Mais Saúde Manaus (PROMAIS), desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), por meio da Escola de Saúde Pública (ESAP), promove, no dia 26 de outubro, a partir das 8h, cerimônia de encerramento da 1ª turma do Curso de Especialização em Saúde Pública, com ênfase na Estratégia de Saúde da Família. A capacitação é a primeira de seu tipo em Manaus, e é mais uma iniciativa da Prefeitura de Manaus para qualificar o atendimento em saúde oferecido à população.

Ao todo, são 45 alunos em processo de conclusão, entre profissionais de Enfermagem, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Educação Física.

A Especialização é o primeiro projeto oferecido dentro do Programa Mais Saúde Manaus (PROMAIS), desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e propõe um processo diferenciado de aprendizagem, que envolve, além da formação teórica, a vivência prática do dia-a-dia do SUS.

Durante o curso, os alunos foram integrados à rotina de trabalho de 32 equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus. Essa proposta contribuiu para a ampliação do acesso da população e o aumento da cobertura da Atenção Primária na capital amazonense, e também para desenvolver o senso crítico-reflexivo dos alunos, sob o aspecto do serviço prestado, em especial no âmbito da Atenção Primaria à Saúde em Manaus.

A Especialização teve duração de 24 meses. A partir do dia 26, e até o dia 30 de outubro, os formandos irão apresentar 15 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), na modalidade de Projetos de Intervenção, motivados por observações e experiências levantadas na prática do serviço. As apresentações ocorrerão na sede da ESAP, com transmissão pelo aplicativo Google Meet, para preservar o distanciamento social.

Texto: Escola de Saúde Pública

EditalEditalEdital