Na tarde desta quinta-feira, 29, os integrantes do Conselho Municipal de Gestão Estratégica, composto por integrantes de secretarias do município, autarquias, instituições públicas, representantes de entidades de classe e pessoas físicas de reconhecido mérito em suas áreas de conhecimento e atividades, puderam conhecer melhor o trabalho realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em vários campos atuação.
O Reitor da UEA, Cleinaldo Costa apresentou um vídeo institucional com um panorama geral da atuação da Universidade na capital e no interior e, em seguida, pontuou algumas dessas ações. Costa destacou as realizações da graduação nos municípios, do crescente número de mestres e doutores formados pela Instituição, das parcerias internacionais e da importância da UEA para a economia nos municípios, tendo em vista a melhoria significativa da qualificação profissional.
“Além de todas as atividades essenciais da UEA, a comunidade acadêmica, formada por todos nós, discentes, docentes e servidores, teve a intensa preocupação no sentido de ajudar os amazonenses durante a pandemia de COVID-19. Atuamos firmemente em diversas ações que extrapolaram os muros da Universidade e ajudaram comunidades distantes. Produzimos cerca de 25 mil litros álcool em gel, 100 mil protetores faciais, 19 mil EPIs (equipamentos de proteção individual), prestamos atendimento psicológico para toda a comunidade por meio de chatbot e telefone, consertamos e devolvemos para os hospitais, 2 ventiladores mecânicos, enfim, uma série de projetos que muito nos orgulha”, disse o reitor.
Ele também falou do projeto STEM, termo em inglês para agrupar as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engeneering and Mathmatics), é um projeto de capacitação e formação profissional que tem por objetivo oferecer uma estrutura de ações, atividades, iniciativas e programas voltados para os cursos de graduação nas áreas de Engenharia, visando à utilização de metodologias de aprendizagem que potencializem a melhor disseminação de conhecimento, compatível com as demandas existentes nas empresas que fazem parte do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Por fim, Cleinaldo Costa abordou a criação da Rainforest Social Business School, a Escola de Negócios Sustentáveis da Floresta Tropical, que será lançada oficialmente no próximo dia 5 de novembro. O objetivo é fomentar um novo modelo de negócios para uma nova geração de especialistas dentro da Bioeconomia.
Os membros do Conselho, que tem como presidente o Sr. Félix Valois, que abriu a videoconferência, destacaram a importância da manutenção do Polo Industrial de Manaus para a continuidade dos projetos da UEA e elogiaram o trabalho da Universidade. A reunião online contou também com a presença dos integrantes da Gestão Superior da UEA.
Foto: Gerson Freitas/Ascom UEA