Vídeo-performance de aluna de Teatro da ESAT é selecionada para quatro eventos acadêmicos

Confira na matéria a programação das próximas apresentações.

A vídeo performance “Parir em tempos de cólera”, idealizada pela graduanda do curso de Teatro da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), Viviane Palandi, foi selecionada para ser exibida em quatro eventos acadêmicos. O objetivo é fomentar diálogos e perspectivas durante e pós-período de isolamento social.

Viviane que é integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão da UEA – Tabihuni, conta que transitar em eventos acadêmicos tem proporcionado a ela conhecer novos repertórios de linguagens, em especial a produção e exibição da linguagem da vídeo-performance. Ao falar sobre a importância da visibilidade do teatro regional em eventos nacionais, a egressa da UEA conta que os eventos são um ponto de encontro que converge artistas de muitas localidades, e que com isso a efervescência de troca e a fomentação às artes ficam latentes.

“A arte tem espirito livre, somos nós, artistas, que vamos dando corpo e voz a ela, dando voz ao que ela quer manifestar. O meio acadêmico é mais um espaço para a arte transitar de forma livre, gerando reflexões, despertando novos olhares, gerando desconfortos, sensibilizando formatos enrijecidos e, em especial, convidando ao encontro”, finalizou Viviane.

A performance nasceu da inquietude da atriz em realizar uma ação criativa que abordasse o estado de sobrevivência durante o período do Isolamento Social. A partir de um sonho e inspirada por poemas de Gloria Anzaldúa, a atriz lançou uma dramaturgia imagética que foi captada na cidade de sua mãe, Santo Antônio de Posse/SP, durante isolamento dos meses de abril a agosto.

As primeiras exibições da obra aconteceram no “2º Seminário Mulher, Mito, Riso e Cena – Teatro – Máscara – Ritual”, realizado pela Companhia Buffa de Teatro em julho, a 14º Mostra de Cultura Arte e Teatro (MOSCA) nos dias 21 a 23 de agosto, e na 8º Jornada Internacional de Teatro do Oprimido e Universidades (JITOU), que aconteceu com apoio e parceria da UEA nos dias 19 e 24 de outubro.

A próxima apresentação será no 4º Seminário Arte e Educação: Arte em tempos de relações remotas, nos dias 29 e 30 de outubro e, além das atividades acadêmicas, o vídeo será exibido na 2º Edição do Olhar do Norte Festival de Cinema, previsto para acontecer entre os dias 05 e 07 de dezembro.

Entre artistas que compuseram o processo da vídeo-performance constam Viviane Palandi na concepção, direção, atuação e poema; Júlia Salamé na codireção e montagem da performance; Tiago Bassani na captação das imagens; professor do curso de Teatro da UEA, Luiz Davi Vieira Gonçalves no apoio e pesquisa do Grupo Tabihuni.