Cerimônia de abertura das Atividades do PIBID e RP destaca importância da educação

A solenidade, que contou com mais de 500 participantes, foi transmitida pelo canal da UEA no YouTube.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), iniciou às atividades para o ano letivo de 2020 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP), com o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros professores e a sala de aula da rede pública, por meio da articulação entre a Universidade, a escola e os sistemas estaduais e municipais de educação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A Pró-Reitora de Graduação da UEA, Kelly Christiane Silva de Souza, abriu o evento e destacou a importância da ação. “O Programa de RP é vinculado à formação das disciplinas da base nacional comum curricular. O RP é uma das ações que integram a política nacional de formação dos professores com o objetivo de aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do docente na escola a partir da segunda metade do seu curso. A intenção dos dois programas é fortalecer a formação dos estudantes das licenciaturas, bem como contribuir com a melhoria da qualidade da educação no Estado do Amazonas como incentivo à carreira do magistério nas áreas de educação básica com maior carência de professores com formação especifica: Ciência e Matemática, da quinta a oitava série do ensino fundamental, além de Física, Química, Biologia e Matemática, do ensino médio”, ressaltou.

O Reitor da UEA, Cleinaldo Costa, lembrou ainda que o Programa Residência Pedagógica integra a política nacional de formação dos professores com o objetivo de aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do docente na escola a partir da segunda metade do seu curso. “É uma alegria realizar essa solenidade e saber que estamos contribuindo para a integração desses profissionais e, consequentemente, com o ensino de qualidade para nossos discentes”, disse.

Também participaram do lançamento as coordenadoras as atividades, Profa Drª. Meire Terezinha Silva Botelho de Oliveira e Profª Msc. Monica Silva Aikawa. A Subsecretária Municipal de Gestão Educação, Euzenir Araújo Trajano; representando a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Diretora do Centro de Formação Profissional Pr. José de Oliveira , Profa. Ana Maria de Lucena Rodrigues, representando a Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (SEDUC).

Texto: Cristina Magda