Professor da UEA desenvolve técnica de medição e publica em periódico internacional

Revista na qual artigo foi publicado tem fator de impacto do JCR de 1.755.

Com a proposta de lançar uma abordagem simplificada e de código aberto para medições de superfície de água em experimentos hidrodinâmicos 2D, o professor do curso de Engenharia Naval da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas, Jassiel Hernández Fontes publica artigo na revista científica Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, cujo fator de impacto do Journal Citation Reports (JCR) é de 1.755.

O artigo propõe uma abordagem baseada em imagens de código aberto com base em análises de imagens binárias, que serve para medir as alturas efetivas da água nas posições desejadas sobre o domínio de propagação de fluído. Jassiel enfatiza que a metodologia baseada em binários apresenta a vantagem de ser computacionalmente eficiente, visto que o processamento de imagens binárias é mais rápido do que o empregado para imagens coloridas ou em tons de cinza.

Professor na área de Hidrodinâmica, Jassiel Hernadez conta que, entre as suas principais linhas de pesquisa, encontram-se temas como interações violentas de fluídos com estruturas navais e oceânicas, dinâmica de sistemas navais e energia renovável de rios e oceanos. “O código da técnica está disponível para a comunidade em geral sem custo, e o método pode ser adaptado para ser utilizado numa ampla variedade de ensaios hidrodinâmicos”, aponta.

O artigo pode ser acessado pelo link abaixo.