Madrigal Amazonas da UEA participa de Festival Nacional de Corais e eventos on-line

Valendo-se de vídeos históricos de performances, foi possível inscrever o grupo em inúmeros festivais virtuais.

O Madrigal Amazonas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participou do 11º Canta Del Rei, um Festival Nacional de Corais que aconteceu no último dia 13/12, às 19h, na cidade de São João Del Rei, MG. Na ocasião, o Madrigal apresentou um vídeo com três obras que caracterizaram a trajetória artística do grupo nos anos de 2019 e 2020. Participaram do evento 20 Coros de todo Brasil.

No repertório foi exibido a apresentação do Madrigal Amazonas na abertura do projeto “100 Anos de Claudio Santoro: vida e obra”, Ave Maria, vídeo do Madrigal produzido em 2020 durante o isolamento social devido a COVID-19, Mar Português, e a obra interpretada pelo Madrigal e a Orquestra Sinfônica da UEA durante o 5º Festival de Coros do Amazonas, Gloria da Missa em Dó Maior KV 317 – Missa da Coroação – W. A. Mozart.

De acordo com o professor da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat/UEA) e maestro do Madrigal, Adroaldo Cauduro, as atividades artísticas do Madrigal foram adaptadas para os meios digitais durante a pandemia da COVID-19, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) disponibilizado pela UEA. A partir daí foi possível estabelecer um processo de ensino-aprendizagem dinâmico, possibilitando o crescimento técnico da performance de cada cantor, e por consequência, acarretando no incremento do nível artístico do grupo. Valendo-se dos vídeos históricos de performances, foi possível inscrever o grupo em inúmeros festivais virtuais.

Ao longo do processo de estudo do repertório, o Madrigal realizou gravações experimentais de vídeos de algumas peças como, por exemplo, o “Kyrie” da Missa da Coroação de Mozart; os poemas “Mar Português” de Fernando Pessoa, “Canção-Ballet” de Mario Quintana e “The Sun went down – no Man looked on – de Emily Dickinson; e Noite Feliz, de Franz Gruber. Valendo-se dos vídeos e históricos, o Madrigal Amazonas conseguiu participar de eventos artístico-culturais e de festivais de coros virtuais nacionais e internacionais ao longo de 2020.

“Os vídeos tornam-se protagonistas, propagando a música coral através de lives, eventos acadêmicos, eventos artístico-culturais públicos e privados, e mesmo festivais virtuais de coros. Todo esse movimento musical virtual propiciou, paradoxalmente, a aproximação entre maestros, produtores culturais, cantores, universidades, instituições públicas e privadas, como nunca antes vivenciada na história do canto coral”, enfatizou o professor Aldroaldo.

Ainda sobre a importância dos eventos, o professor aponta que em poucos meses, no segundo semestre de 2020, o Madrigal Amazonas teve a oportunidade de mostrar o canto para todo Brasil, bem como a muitos países das Américas do Sul, Central e do Norte. Assim, o maestro descreve a participação do grupo no leque de eventos virtuais, como algo fundamental para a divulgação e valorização dos trabalhos desenvolvidos pelos artistas da equipe.

Texto: Guilherme Oliveira / ASCOM UEA