Mestranda do PPGLA/UEA monta editora de livros independente e artesanal

Editora Transe: uma alternativa aos meios de produção tradicionais traz um novo olhar sobre a elaboração de obras literárias.

Motivada a gerar novos espaços editoriais na cidade de Manaus, a aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA/UEA), Luana Aguiar criou a editora independente e artesanal de obras do segmento de Literatura, Artes e Humanidades, a Editora Transe. Além de Luana, o projeto conta com a colaboração da também mestranda do PPGLA, Anne Caroline do Nascimento, do aluno de graduação do curso de Letras da UEA, Bruno Oliveira, e do professor de Filosofia da UEA, Victor Leandro da Silva.

A Editora tem como objetivo publicar obras literárias inéditas dos mais diversos gêneros literários, como contos, romances, poemas e crônicas, e incentivar a produção de um núcleo de tradutores na região, através de publicações de traduções de obras de domínio público que ainda estejam sem tradução para a língua portuguesa.

Como nasceu?

Luana conta que a ideia inicial eram apenas montar uma editora, diagramar os próprios livros e terceirizar a impressão em gráficas. No entanto, após analisar os custos, percebeu-se que os valores continuariam altos devido a impressão terceirizada, o que seria desvantajoso tanto para a equipe quanto para os leitos. Foi quando os integrantes da Editora, através de pesquisas e tutoriais, conheceram o formato de livros feitos à mão e decidiram produzir artesanalmente as obras.

Como acontece?

Os livros são impressos, furados e costurados na casa de Luana. A impressora utilizada é comum, doméstica, onde é priorizada a qualidade da impressão em jato de tinta. Após a impressão, as folhas são dobradas e encaixadas em um berço de furação, onde Luana fura a lombada com um utensílio chamado “agulhão”. Depois disso, os livros são costurados com uma linha resistente.

“A crise pandêmica mundial e a crise política no Brasil só nos fizeram ver como a arte é importante no dia a dia. Foi a literatura, o cinema e a música, por exemplo, que nos acalentaram (e ainda acalentam) nos momentos de apreensão da quarentena, em nossas casas. A criação da editora, com a viabilização da leitura e a produção por pessoas próximas, foi como uma longa respiração de alívio em meio ao caos, mesmo que inacabado”, afirmou Luana.

Dificuldades

A diretora do projeto também explica que há dificuldades de encontrar certos materiais em Manaus e lojas que vendam os utensílios mais avançados, como prensas, kits de gabaritos, berços de encadernação. O berço utilizado na Editora foi produzido em uma marcenaria, devido ao alto frete estipulado pelas lojas online para envio à Região Norte, e os gabaritos de furação são produzidos em um papelão, por Luana nunca ter encontrado um à venda na cidade.

No mês de novembro, foi lançado como livro-experimento a obra Estocolmo, do professor Victor Leandro. As expectativas são que, antes do fim do ano, a equipe lance o livro nº 1, uma coletânea de contos, poemas e crônicas intitulada chamada Prelúdios, que contará, em sua maioria, com textos de mestrandos e alunos de graduação da UEA.

Texto: Guilherme Oliveira / ASCOM UEA