Em colação de grau virtual, CESIT/UEA forma 23 novos bacharéis em Direito

A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), às 9h, e foi transmitida pelo canal da UEA no YouTube.

Na manhã desta segunda-feira (15), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou a colação de grau, de forma virtual, de 23 alunos da turma do Curso de Direito do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT/UEA). A solenidade segue a programação de outorga de grau do primeiro semestre de 2021, para alunos da capital e do interior do Estado.

Ao proferir o discurso, a oradora da turma Kelem Cristina Lopes, destacou uma palavra que considera essencial durante o percurso: coragem. “A coragem pode ser considerada a primeira das qualidades humanas, porque é a partir dela que se consegue todas as outras. Coragem para sair do conforto de nossas casas, dos braços dos pais, para enfrentar as lutas diárias que a faculdade impõe. Não foi fácil. Foram muitas mudanças nesses cinco anos: não apenas físicas, mas de mentalidade, amadurecimento, crescimento pessoal e profissional”, aponta a nova bacharel.

A paraninfa da turma, professora Jane Silva da Silveira, se emocionou ao falar sobre a gratidão pela oportunidade de fazer parte da UEA, e como professora, poder dividir a sala de aula com os formandos. “Sou grata à coordenação do curso, que mesmo a quilômetros de distância, sempre nos apararam e apoiaram. Sou grata à família de cada aluno, por confiarem em nós e apoiarem seus filhos nessa jornada. Eu vejo, em cada aluno, grandes seres humanos, respeitosos e íntegros. Esse momento é para ser amplamente comemorado, pois representa vitória merecida pelo esforço. Cruzar essa linha de chegada, demonstra a capacidade de superação”, celebra Jane.

Para a coordenadora dos cursos de Direito no Interior da Escola de Direito (ED/UEA, professora Cláudia Martins Pereira, a Universidade desenvolve um papel importante ao ofertar o curso a alunos que, em outras condições, poderiam não ter a mesma oportunidade. “Sou grata demais a vocês. Acompanhar a evolução de cada um e ver as pessoas de bem que se tornaram, me faz muito feliz. Aprendi nesses cinco anos mais do que a vida toda em docência. Meu conselho é: Sejam honestos, não façam ao próximo o que não gostariam que fizessem a vocês, afastem0se da falsidade e sejam íntegros”, concluiu Cláudia.

Participaram da solenidade, entre outras entidades, o reitor Cleinaldo Costa, os pró-reitores Samara Barbosa, Kelly Christiane De Souza, Maria Olívia Simão, Marcos André Estácio, André Luiz Dutra e Maria Paula Mourão.

Solenidades

As solenidades de outorga de grau continuam nesta semana com o curso de Direito, do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST); do curso de Direito, do Centro de Estusos Superiores de Tabatinga (CESTB); e dos cursos de Bacharelado em Música, Teatro e Turismo, da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT).