Egressa do CEST/UEA publica artigo sobre comportamento reprodutivo em mulheres ribeirinhas

O artigo já foi publicado na revista Saúde em Debate, e pode ser conferido pelo link anexo.

A ex-aluna do Programa de Apoio à Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (PAIC/FAPEAM), Ivone Cabral, publicou um artigo na revista Saúde em Debate, de Qualis A2. Ivone foi orientada pelos professores do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA), Wilsandrei Cella e Silvia Freitas. O artigo trata sobre “Comportamento reprodutivo em mulheres ribeirinhas: inquérito de saúde em uma comunidade isolada do Médio Solimões, Amazonas, Brasil”.

Os autores objetivam, com a publicação do trabalho, enfatizar a importância de reconhecer características culturais e antropológicas das mulheres residentes em comunidades ribeirinhas isoladas, a fim de promover uma assistência médica especializada. Além disso, no artigo é discutido o aperfeiçoamento dos programas de interiorização dos serviços de saúde, cujo propósito é mitigar a ocorrência de eclampsia e outras doenças.

Sobre o artigo

De livre acesso, o artigo descreve o comportamento reprodutivo em mulheres residentes de uma comunidade do Médio Solimões. No total, 28 mulheres, com idades entre 18 e 57 anos, foram individualmente entrevistadas, por meio de formulário para a obtenção de dados socioculturais, históricos de vida sexual e reprodutiva. Os resultados das análises descritivas indicaram que as entrevistadas eram mestiças, com ensino fundamental, casadas e atuavam na agricultura familiar. A proposta foi conhecer o perfil da saúde sexual e reprodutiva, além de aspectos socioculturais e econômicos dessas mulheres.

Sobre os autores

Ivone Cabral é formada em licenciatura em Ciências Biológicas pelo CEST/UEA e, atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais Tropicais, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O professor Wilsandrei Cella é mestre em Ciências da Saúde Pública pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e docente do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do CEST/UEA juntamente com a professora Silvia Freitas, que também é pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Amazônia da UEA.

Para conferir a publicação, acesse o link abaixo: