ENS/UEA realiza colação de grau de turmas de Ciências Biológicas, Geografia e Matemática

Solenidade aconteceu virtualmente, nesta quinta-feira (18), às 10h, e foi transmitida ao vivo no canal da UEA no YouTube.

Ao dar continuidade à programação de outorga de grau do primeiro semestre de 2021, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou nesta quinta-feira (18), às 10h, a colação de grau virtual dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia e Matemática da Escola Normal Superior (ENS/UEA). A solenidade aconteceu através da plataforma Google Meet e foi transmitida ao vivo no canal da UEA no YouTube.

Embora saiba que a educação e a ciência passam por dias tempestuosos, a oradora da turma de Licenciatura em Ciências Biológicas, Ana Júlia Alegria, conta que, enquanto professores e pesquisadores, estarão firmes e fortes quando o sol voltar a brilhar. “Nossa trajetória ao decorrer desse sonho foi árdua. Tivemos momentos bons, ruins, mas cada um foi essencial para nos tornarmos quem somos hoje. A profissão que escolhemos é de grande responsabilidade, pois estudamos todas as formas de vida. A única certeza que temos do dia de amanhã, é que os profissionais formados hoje serão excelentes professores, e carregarão consigo uma chama de esperança”, alegou Júlia ao proferir o discurso.

O paraninfo da turma de Licenciatura em Geografia, Carlossandro de Albuquerque, sente-se honrado pelo convite para discursar durante um momento tão memorável na vida dos formandos, e parabeniza, a todos os alunos, por terem chegado até a linha de vitória. “É um momento de celebrarmos o amadurecimento acadêmico e profissional de vocês. Consigo ver, em cada um aqui, uma educação de qualidade. É possível ver que a nossa educação, apesar de todos os desafios que estamos vivendo de pandemia e desgoverno, os capacitaram para atuarem em qualquer sala de aula, pesquisa ou área profissional que desejarem”, celebrou o professor.

Para a paraninfa da turma de Licenciatura em Matemática, Neide Ferreira, ainda que lidem números e cálculos, os profissionais de Ciências Exatas encontram afeto na rotina de trabalho. “Tenho certeza de que todos do colegiado de Matemática, uma hora ou outra, saímos um pouco dessa questão dos números exatos e vamos para um lado de mais afetividade. Os nossos ‘curumins’, tornaram-se mulheres e homens, e sei que vão se tornar excelentes profissionais. Busquem, sempre, entender o outro, tenham orgulho da profissão e siga com ética essa nova jornada. Vocês estão concluindo uma fase importante em suas carreiras, mas peço que nunca desistam da busca pelo conhecimento”, orienta a professora aos formandos.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Kelly Christiane Silva, frisa que todos os novos profissionais em Licenciatura devem se sentir orgulhosos do exercício de ser professor. “Sabemos, como foi dito nos discursos, que vivemos dias de luto, mas não podemos ignorar que o dia de hoje é de grande alegria. Apesar de todas as dificuldades, vocês conseguiram. Eu pude ver, em todos os discursos ditos hoje, que cada aluno carrega o sentimento de gratidão. Ao formá-los, estamos dizendo ao Brasil que nós precisamos, sim, de professores na nossa sociedade. Não falem baixinho quando lhes perguntarem com o que trabalham, respondam ‘sou professor, com muito orgulho’, e provoquem novas transformações. Nós acreditamos que vocês passaram por esta universidade para transformar e tocar a vida de pessoas, e desejamos que obtenham muito sucesso”, disse a pró-reitora, que roga a Deus que resplandeça luz sobre a vida de cada formando e lhes dê paz e saúde.