Ecopainel de MDF da fibra do resíduo do açaí é selecionado em edital do Sebrae

O Edital é idealizado pelo Sebrae Nacional e o responsável pelo Ecopainel é o professor doutor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Antônio Mesquita.

O Ecopainel de MDF da fibra do resíduo do açaí foi selecionado no Edital Catalisa ICT de Seleção de Pesquisas com Potencial de Inovação. O Edital é idealizado pelo Sebrae Nacional e o responsável pelo Ecopainel é o professor doutor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Antônio Mesquita, que descobriu na fibra do caroço do açaí o potencial para produção de móveis sustentáveis, divisórias e placas acústicas.

Para Mesquita, o Catalisa é um importante incentivo aos professores das universidade do Brasil que almejam serem empreendedores. “O Catalisa faz uma seleção de projetos que tenham viés de pesquisa, tecnologia e inovação e são agraciados”.

A partir de agora o professor participará de capacitações on-line sobre gestão da inovação e prospecção tecnológica e mentoria com profissionais de mercado. “Começará o curso nesta quinta-feira (25/03). São dois meses de curso e no final será apresentado o pitch do plano da inovação tecnológica. Serão selecionados os melhores que terão como prêmio o valor de R$ 150 mil para colocar em prática o MVP – produto minimamente viável. No meu caso colocar o MVP do Ecopainel no mercado consumidor”, destacou.

O que é o catalisa?

É um projeto para acelerar o processo de inovação em empresas, governo, academia e sociedade, ampliando as trocas de conhecimento de modo digital, democrático e escalável. De iniciativa articulada pelo SEBRAE, com a parceria de entidades do ecossistema nacional de inovação, com o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar geração de riqueza e bem-estar para a sociedade, por meio da criação de empresas de base tecnológica por mestres/mestrandos e

doutores/doutorandos; transferência de tecnologia de pesquisadores/universidades para empresas; inserção de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos, capital humano qualificado, em pequenos negócios.

Sobre o ecopainel

O projeto consiste no processo produtivo que utiliza a fibra do caroço do açaí na fabricação de painéis ecológicos, possibilitando a substituição de painéis e placas de MDF, que são muito utilizados na decoração de móveis e divisórias. O Ecopainel não utiliza resinas tóxicas nem depende de plantações de árvores para a confecção. Os painéis são feitos de partículas provenientes de fibras vegetais da Amazônia, por meio de rejeitos de frutos agroindustriais, como é o caso do caroço do açaí.

Texto: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA