Professor do CEST/UEA publica artigo sobre Espaço-tempo em Revisa Internacional

O trabalho é designado a físicos, matemáticos e cosmologistas e pode ser acessado pelo link anexo.

O professor do curso de Matemática do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA), Fernando Coutinho, publicou um artigo científico em revista internacional. O artigo trata sobre “Espaço-tempo fluido perfeito estático em variedades compactas”, e foi publicado na Classical and Quantum Gravity. A revista destina-se a físicos, matemáticos e cosmologistas nas áreas da gravitação e da teoria do espaço-tempo.

Com o objetivo de investigar a geometria de espaço-tempo em variedades compactas com bordo, o trabalho surgiu enquanto o professor Fernando cursava Doutorado em Matemática no Instituto de Matemática e Estatística na Universidade Federal de Goiás (IME/UFG), sob orientação do professor Dr. Benedito Leandro Neto (UFG), com participação dos professores da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Rafael Diógenes, e da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ernani Ribeiro. O artigo é destinado a interessados em Geometria de Riemann, Relatividade Geral e Matemática avançada.

De acordo com o professor, o artigo obteve alguns resultados para soluções globais especiais para equações de Einstein em Relatividade Geral. “Fornecemos uma estimativa da área do bordo do espaço-tempo fluido perfeito estático, e estabelecemos uma fórmula do tipo Böchner para uma grande classe de espaços que incluem, métricas críticas do funcional volume, espaços estáticos e métricas métrica Critical Point Equation (CPE)”. O pesquisador conta ainda que, como consequência de tal fórmula, resultou-se um resultado importante para um espaço-tempo fluido perfeito estático compacto.

Sobre a revista

Classical and Quantum Gravity é um periódico indicado para físicos, matemáticos e cosmologistas nas áreas da gravitação e da teoria do espaço-tempo. A revista é reconhecida como líder mundial na relatividade clássica e em áreas da gravidade quântica. O público leitor do periódico é amplo, compreendendo teóricos da gravitação e experimentalistas em áreas da ciência.

Para conferir o artigo, acesse o link abaixo.