Universidade de Taubaté sedia seminário sobre desenvolvimento regional

No evento, acontecerá uma série de debates sobre desenvolvimento regional, diversidade e desigualdades.

Entre os dias 24 e 26 de março, acontece a quinta edição do Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (V Sedres), organizada pela Universidade de Taubaté (Unitau). O evento vai contar com a apresentação de 206 trabalhos selecionados por comissão científica e distribuídos em sessões temáticas, com a participação de cerca de 350 pessoas. O público terá acesso gratuito a oito livros dedicados ao tema.

O evento deveria ter ocorrido ano passado, mas foi transferido para este ano e acontecerá de forma remota em função da pandemia do coronavírus. Desde a primeira edição, o Sedres promove difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores, que possibilitam modificar as regiões ou as comunidades, em favor do desenvolvimento. A abertura do V Sedres aconteceu ontem (24/03). Na ocasião, o professor da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), José Gasca Zamora, fez a conferência de abertura.

“É a primeira vez que esse evento acontece no Estado de São Paulo e, pela primeira vez, temos a dimensão latino-americana. Convidamos pesquisadores de renome para debater os temas ligados ao desenvolvimento regional”, afirma o coordenador da comissão científica do V Sedres e coordenador geral do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Unitau, professor Edson Oliveira.

Ao todo, 15 trabalhos da região foram selecionados, com temas que envolvem criminalidade, meio ambiente, pandemia e desenvolvimento econômico, entre outros. “Temos temáticas bem focadas no evento, e essa participação fortalece o posicionamento da RM Vale neste contexto”, complementa o coordenador.

Participantes previamente inscritos no evento terão direito a certificados de participação. Mais informações sobre o V Sedres e links disponíveis podem ser conferidos no link abaixo.