Professor do CESIT/UEA publica artigo na área de Engenharia Florestal em revista acadêmica

O trabalho conta com evidências que visam contribuir com a Engenharia Florestal.

O professor do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (CESIT/UEA), Victor Alexandre Hardt, publicou um artigo científico cujo conteúdo traz resultados relevantes para a Engenharia Florestal. Victor ministra aulas de Silvicultura e Manejo Florestal, no curso de Engenharia Florestal, e avisa que o próximo passo, será expandir os resultados para uma diversidade de espécies arbóreas e sistemas silviculturais.

Com o título “Testando o significado funcional de características: Efeito do ambiente de luz em mudas de árvores tropicais”, o artigo foi publicado em formato de livre acesso e inclui evidências da relação entre características funcionais das plantas, crescimento de espécies arbóreas da Amazônia, e o efeito do ambiente de luz sobre essa relação. O artigo foi publicado em parceria com os pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Guilherme Silva Modolo e Marciel José Ferreira, na revista Ecology and Evolution, cujo Fator de Impacto é de 2,39.

De acordo com o professor Victor, a partir dos resultados gerados pela pesquisa, novas investigações poderão ser concentradas nas características das plantas que podem estar influenciando o crescimento de árvores durante o estabelecimento inicial em pleno sol ou sob sombra. “O ambiente de luz, clareiras ou sub-bosque de uma floresta secundária, influenciou a forma com que as características funcionais se relacionam entre si, e a forma com que se relacionam com o crescimento das mudas. De modo geral, esses resultados evidenciam que o crescimento de mudas de espécies florestais plantadas em sistemas silviculturais, é fortemente dependente da expressão de determinadas características (fenótipos)”, explica o pesquisador.