O Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural selecionou dez projetos para sua terceira edição que, pela primeira vez, traz uma etapa inteiramente digital. O edital foi lançado em dezembro de 2020 e o resultado foi divulgado no último dia 9 de abril pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O professor João Fernandes, da Escola de Arte e Turismo da UEA (ESAT-UEA), teve um projeto contemplado. O Tour Virtual Teatro Amazonas, na Região Norte, liderado pela Associação Cultural Casarão das Ideias, tem o objetivo de promover uma visitação virtual, via aplicativo, pela história da construção do teatro e do seu entorno. \\\”A pandemia nos fez voltar a conversar com a tecnologia. Pensar a cultura e o ambiente virtual foi um maravilhoso desafio . E o mérito dessa conquista é ficar entre os 10 projetos selecionados e ser o único do norte do país\\\”, comemorou o professor.
Batizada de Edição Lab, essa nova etapa do programa dá destaque a propostas que usam a internet para ampliar a interação do público com os patrimônios culturais brasileiros.
Texto: Cristina Magda/Ascom UEA