CEST/UEA realiza colação de grau virtual do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

"Mesmo com dificuldades, conseguimos desenvolver uma boa oferta de ensino no Interior", afirma o Vice-Reitor da UEA, Cleto Leal.

O Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA) executou a colação de grau virtual do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (13), às 10h, através da plataforma Google Meet e foi transmitida no canal da UEA no YouTube.

O orador da turma, Bruce Dickinson dos Santos, conta que ao receber o convite para discursar pensou em inúmeras formas de descrever a turma, mas percebeu que nada do que escrevesse seria capaz de definir o que a classe simboliza. “Nesses quatro anos de graduação, tivemos professores maravilhosos que marcaram cada um dos alunos. Agora, estamos concluindo a graduação com grande mérito. Não está acontecendo como gostaríamos, por não termos o contato presencial, mas a emoção virtual também pode transmitir as emoções. Cada formando aqui, vai levar um pouco da UEA consigo nas próprias caminhadas”, comemorou o novo biólogo.

O paraninfo da turma, professor Rafael Bernhard, propõe aos alunos a reflexão quanto os desafios que terão que lidar, e acredita no potencial dos profissionais recém-formados. “Vocês provaram que têm capacidade de ter ideias, resolver questões e criar conhecimento. Sei que a turma aproveitou bem a Universidade, não só nas aulas em sala, mas aulas práticas, em campo, atividades que vocês mesmos organizaram. Lembro dos alunos em muitos momentos durante o curso: como voluntários em projetos com cachorros, desenvolvendo a própria metodologia para fazer compostagem, como bolsistas de iniciação científica na UEA. Acredito que todos estejam mais do que preparados para ingressar no mercado no trabalho ou prosseguir com os estudos”, apontou o professor Rafael.

Para o vice-reitor da UEA, Cleto Leal, os alunos são produtores de ciências, portanto, são responsáveis de informar e se tornarem referências. “Temos que nos reinventarmos para continuar com a nossa missão na comunidade. A educação não é um caminho fácil, e nos sentimos orgulhosos pelo CEST promover a formação plena e de qualidade no Amazonas. Mesmo com as dificuldades de comunicação no interior, conseguimos desenvolver uma boa oferta de ensino. A Universidade se alegra ao entregar novos licenciados na área de Biologia, para cumprir o papel com o desenvolvimento do estado”, parabeniza o professor Cleto Leal.