UEA participa de Carnaval Literário na Colômbia

O evento acontece de forma virtual nesta sexta-feira (23/04).

Docentes e alunas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram convidadas para a edição 2021 do “Carnaval Literário”, realizado virtualmente pela Universidade de Cundinamarca, nesta sexta-feira (23/04). Desde o segundo semestre de 2020, com o intuito de fortalecer ações de intercâmbio entre o Brasil e a Colômbia, a Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio do coordenador do Curso de Letras (UFRR), Fabrício Mota, tem realizado uma parceria de extensão com a Universidade de Cundinamarca, para ofertar cursos de Língua Portuguesa e Espanhola e Literatura Brasileira e Colombiana para alunos dos dois países em cooperação.

Como aluna do Club de Literatura Colombiana, a professora da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), Fátima Souza, foi convidada pela professora Nancy Castro e pelo professor Alex Castañeda, para participar do evento. Na oportunidade, a aluna do Curso de Teatro da UEA, Neuriza Figueira e a aluna do Curso de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Vânia Rosas, foram convidadas pelas docentes para realizarem uma performance literária em torno do livro “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis”, da escritora Jarid Arraes, publicado em 2020. Juntas, elas abordarão o gênero cordel, apresentarão o livro e realizarão uma performance a partir do cordel sobre a escritora Carolina Maria de Jesus.

Para a professora da Escola Normal Superior (ENS/UEA) e, também convidada, Ceane Simões, em meio a um momento tão disruptivo, é fundamental alimentar formas de diálogo, abertura ao conhecimento e o gosto pela leitura. “Apresentamos o livro Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis, de Jarid Arraes, aos nossos colegas colombianos em seu Carnaval Literário 2021 e, com essa obra, encontramos uma possibilidade para tornar visíveis as existências de mulheres negras de inestimável valor para nós, com suas histórias de vida e lutas marcadas pelo silenciamento. É com esse desejo de arte e imaginação que participaremos do evento”, destacou.

A estudante do Curso de Teatro da UEA, Neuriza Figueira, explica que para interpretar a escritora Carolina Maria de Jesus, precisou ler e pesquisar mais sobre a vida da personagem.

“A princípio, fiquei com medo de não conseguir criar a cena e não ficar boa, pois precisava passar verdade, sentimento e a luta dessa grande heroína Carolina Maria de Jesus, mas a ideia veio, comecei imaginando o cenário, a roupa, os gestos, olhares, o lugar e finalmente consegui criar. Foi uma experiência incrível, emocionante. Convidei Vânia Rosas para me ajudar na filmagem, edição de video, make, figurino e juntas fizemos um grande trabalho”, declarou

Já Vânia Rosa, disse que “as ideias foram brotando, formatando-se, consolidando uma amizade que nasceu nos palcos da vida. A proposta de participar da produção trouxe alegria total. Honrada por participar desse projeto, o convite é mais um marco na história pessoal como atriz e produtora de conteúdo e agente cultural”.

Com a apresentação, as participantes esperam divulgar a literatura contemporânea brasileira em outras universidades dos países vizinhos e estreitar laços com as instituições do extremo norte do país.