Consuniv aprova títulos de Doutor Honoris causa para educadores

O Conselho aprovou ainda o retorno presencial das práticas essenciais dos cursos de graduação.

Em primeira Reunião Ordinária realizada nesta sexta-feira (30/04), o Conselho Universitário da Universidade do Estado do Amazonas (CONSUNIV/UEA) aprovou por unanimidade, a concessão do Título de Doutor Honoris causa para os professores doutores Wanderley de Souza e Rui Manuel Proença de Campos Garcia, educadores reconhecidos internacionalmente pelo trabalho e incentivo à educação. “Merecidíssimo a concessão do título a esses dois professores doutores que tem uma história grandiosa no Ensino Superior do Amazonas e, em especial, dentro da Universidade do Estado do Amazonas”, destacou o Reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa.

O Conselho aprovou ainda o retorno presencial das práticas essenciais dos cursos de graduação, deliberando também o Programa de Assistência Estudantil da UEA; Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras; Curso de Licenciatura em Geografia para o município de Tefé; Regimento Interno do Conselho de Curadores; Curso de Especialização em Educação Especial Inclusiva; Normas pertinentes a Casa do Estudantes; e as Normas específicas de revalidação de diplomas.

O reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, destacou a importância dessas ações para a Universidade e enfatizou o esforço da Gestão Superior para o retorno seguro na próxima segunda-feira (03/05).

“Iniciaremos as atividades de forma não presencial, mediadas por tecnologias digitais. Já as práticas essenciais dos cursos de graduação serão permitidas de forma presencial nesses dois primeiros meses do semestre, ou seja, maio e junho. Essa medida permanecerá em vigor sob constante vigilância. Avaliaremos criteriosamente o cenário epidemiológico do Estado para garantir a segurança da vida de toda a comunidade UEA”, concluiu.

Biografia DR. WANDERLEY DE SOUZA

Nascido em 13 de janeiro de 1951 na Bahia. Filho de Ismael de Souza e Arani Santos Souza.Graduou-se em 1974 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde os primeiros anos da graduação, dedicou-se ao estudo da organização celular de protozoários patogênicos.Mestre pelo Instituto de Biofísica da UFRJ (1976). Defendeu a dissertação “Estudo ultra-estrutural de microtúbulos em Trypanosoma cruzi e Herpetomonas sp”. Doutor pelo Instituto de Biofísica da UFRJ (1978), defendendo a tese de doutoramento “Estudo ultra-estrutural, citoquímico e por criofratura da superfície celular do Trypanosoma cruzi”.Desenvolveu atividades nos laboratórios do Instituto Politécnico Nacional do México; nas Universidades do Colorado, de Glasgow e na Universidade de Washington, em St. Louis, nos Estados Unidos.Professor Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ desde 1993. No ano seguinte, assumiu a posição de Pesquisador Titular do Centro de Biociências e Biotecnologia da Universidade. Também desempenhou atividades administrativas, como Vice-diretor e Diretor do Instituto de Biofísica e Primeiro-reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).Membro de várias sociedades científicas nacionais e internacionais, entre as quais a Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS, na sigla em inglês) e a Academia Brasileira de Ciências. Membro da New York Academy of Sciences (1987); do International Cell Research Organization (1988) e Membro Correspondente da Academia de Medicina de Buenos Aires.Membro do corpo editorial do Molecular and Biochemical Parasitology, Journal of Protozoology, Journal of Eukaryotic Microbiology, Biocell, Acta Microscópica e Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.Consultor de agências de fomento brasileiras como CNPq, Capes, Faperj, Fapesp e FAP-DF, tendo sido nomeado Presidente da Finep em 2015.Diretor de Projetos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e Chefe do Laboratório de Ultraestrutura Celular Hertha Meyer.Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: trypanosoma cruzi, tritrichomonas foetus, toxoplasma gondii, t cruzi e herpetomonas samuelpessoai.Recebeu o prêmio Santista Jovem Cientista em 1980; o prêmio Manoel Noriega Moralez da OEA, em 1987; e o prêmio Sendas de Saúde, em 1991. É autor de mais de 340 artigos em revistas com corpo editorial. Entre 2003 e 2004, foi Secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Ordem Nacional do Mérito Científico. Foi ainda Secretário de Ciência e Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro.Na ocasião de sua candidatura como Membro Titular na Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “A Interação Protozoário-Célula Hospedeira como um Processo de Reconhecimento Celular: Trypanosoma e Toxoplasma Gondii como Modelos Experimentais”

DR. RUI MANUEL PROENÇA DE CAMPOS GARCIA

Licenciado em Educação Física e Doutorado em Ciências do Desporto. ProfessorCatedrático da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Desde 1992 colaboracom diversas Escolas de Educação Física brasileiras, além de colaborar com instituiçõesde Espanha e Angola. Já orientou 36 teses de doutorado, das quais 21 de professoresbrasileiros (concluídas), orientando neste momento 6 teses de doutorado, sendoresponsável por 4 trabalhos de pós-doutorado de professores brasileiros. Tem 11livros publicados em vários países, dos quais 4 editados no Brasil, vários capítulos emlivros e um grande número de artigos em revistas diversas. É membro de 4 Conselhos editoriais de revistas brasileiras, participando regularmente em diversos congressosnacionais e internacionais realizados no Brasil.

A reunião completa pode ser visualizada pelo link em anexo.

Fotos: Phil Limma/Ascom UEA

EditalEditalEditalEdital