Outorga de Grau Paulo Freire é concedida ao Lepete/UEA

Considerado patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire completaria 100 anos em 2021. O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), recebeu a Outorga Paulo Freire, Capípulo Amazônia, concedida pelo Programa de Estudos de Administração e Pensamento Social Brasileiro (ABRAS) durante o Encontro de Administração e Pensamento Social. A Lepete foi escolhida para receber a Certificação Intérprete do Brasil por desenvolver ações e práticas relacionadas ao Paulo Freire. O evento on-line ocorreu nos dias 6 e 7 de maio.

A coordenadora do Lepete, Eglê Vanzeler, ressaltou que é uma honra receber a Outorga, principalmente durante o ano do centenário. “É o reconhecimento do trabalho do Lepete dentro e fora das escolas, em defesa da democracia, na luta pela Justiça e na garantia pelos direitos humanos”, ponderou.

Sobre o Encontro de Administração e Pensamento Social Brasileiro

A Rede ABRAS de instituições de pesquisa e pós-graduação na área de Administração, é responsável pelos Encontros de Administração e Pensamento Social Brasileiro e, a partir de 2013, dos Encuentros Internacionales de Administración y Pensamiento Social, além de muitos outros eventos acadêmicos. Desde 1988, o Núcleo de Estudos de Administração Brasileira (ABRAS) tem organizado com o objetivo de promover discussão do espaço organizacional e de sua dinâmica no contexto da formação histórica da sociedade e dos desafios do mundo contemporâneo. A Rede ABRAS é coordenada pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Paulo Emílio.

A partir de uma leitura crítica da teoria administrativa clássica de inspiração funcionalista-universalista, os estudos propostos nos eventos buscam compreender o fato administrativo como representação social singular resultante do processo histórico de formação de nossa sociedade e sua (re)significação, tendo como referências teóricas fundamentais o pensamento social e as interpretações nacionais de nossa cultura. O resultado do intercâmbio acadêmico de mais de três décadas vem sendo divulgado nas publicações, nos trabalhos de conclusão de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento dos programas de pós-graduação das instituições integrantes dessa rede e em livros e artigos publicados em periódicos e apresentados em congressos da área.

Em 2021, o evento reuniu instituições integrantes da Rede ABRAS, das cinco regiões geográficas do território nacional, em vídeo conferência, possibilitando assim a participação a distância dos Capítulos Nacionais da Rede e de Grupos de Pesquisa associados de outras nações. Também neste ano, a UEA e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) passaram a integrar a Rede ABRAS de instituições de pesquisa e pós-graduação.

Sobre o LEPETE

O Laboratório trabalha diariamente a formação continuada de professores da rede pública de ensino e alunos das licenciaturas da UEA, com práticas que possam elevar a qualidade da docência sob uma ótima mais próxima a realidade sociocultural dos alunos. O laboratório também desenvolve a TV LEPETE cujo objetivo é alcançar socialmente as experiências do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação/LEPETE da Escola Normal Superior (ENS), por meio da divulgação dos trabalhos realizados pelo espaço. Outro foco da TV é contribuir, por meio das tecnologias de informação e comunicação, com o processo de democratização do conhecimento, a partir de uma proposta de formação e informação vinculadas as experiências de pesquisa, ensino e extensão do Lepete e de outras redes de formação.