UEA promove 18ª Semana de Enfermagem e 12ª Mostra Científica

O evento é on-line, gratuito e aberto ao público. Para realizar a inscrição, acesse o link anexo.

Promover espaços de discussões, partilha de conhecimentos e práticas entre docentes, discentes e profissionais da área da enfermagem e saúde estão entre os objetivos da 18ª Semana de Enfermagem e 12ª Mostra Científica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Este ano, o encontro será na quinta-feira (13/05), das 9h às 20h, através de plataformas digitais como Microsoft Teams, StreamYard, Zoom e outros.

A 18ª Semana de Enfermagem da UEA acontece anualmente em consonância com a Semana Brasileira de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem Nacional (SBEn/Aben), entre 12 a 20 de maio. O tema central da 82ª edição SBen será “O trabalho em Enfermagem no contexto de crise”, com eixos em defesa do trabalho e da educação em Enfermagem, e em prol da sustentabilidade do SUS, saúde e vida na diversidade.

Realidade do enfermeiro no Brasil

O trabalhador de enfermagem representa, em âmbito mundial, cerca de 28 milhões de trabalhadores. Apesar da considerável carga de trabalho dos profissionais da enfermagem em tudo o mundo, o exercício da profissão ainda é pouco conhecida pela sociedade em geral. Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, houve um protagonismo dos profissionais de saúde, sobretudo, dos profissionais de enfermagem, que assumem amplas atividades quanto às necessidades de cuidado da população nas unidades da rede de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esse cenário de crise na saúde culminou em importantes evidências de fragilidade no sistema de saúde brasileiro. Isso impactou no exercício dos profissionais de enfermagem e expôs a precarização das condições de trabalho, demandada por um preço alto a pagar por um trabalho com maior desgaste físico, emocional e psicológico no enfrentamento à pandemia. Assim, a 18ª Semana de Enfermagem e 12ª Mostra científica da UEA abre um leque de possibilidades para discussões quanto aos desafios na área. O evento busca reunir docentes, discentes e profissionais de diferentes serviços de saúde para um diálogo científico e reflexivo.

A coordenadora geral da 18ª Semana de Enfermagem da UEA, professora Aldalice Aguiar, explica que a coordenação espera receber um público de diversas áreas da saúde, em especial os da enfermagem. “O foco é criar espaços de amplas reflexões quanto ao trabalho na enfermagem no contexto de crise, neste tempo de pandemia em que estamos vivendo. Espera-se também que o momento contribua para a produção do conhecimento técnico e científico, bem como a aplicabilidade prática”, aponta a professora da ESA/UEA. Aldalice comenta ainda que o evento possibilitará a participação on-line em palestras, rodas de conversa, minicursos e submissão de trabalhos científicos.

A solenidade de abertura contará com o Reitor da UEA, professor Cleinaldo de Almeida Costa, o diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), professor Diego Ferreira Regalado, o coordenador do curso de Enfermagem da ESA/UEA, professor Manoel Luiz Neto, o acadêmico do Centro Acadêmico de Enfermagem Jucimary Almeida do Nascimento (Cajan/UEA), Hugo Nepomuceno Rocha e a professora Aldalice.

Link: https://www.abennacional.org.br/site/

Texto: Guilherme Oliveira / ASCOM UEA