UEA e ALEAM assinam Termo de Cooperação Técnico-científica e Cultural

O objetivo é estabelecer a conjugação de esforços acadêmicos, técnicos e científicos para a realização de atividades do ensino, da pesquisa e da extensão dos cursos de graduação da UEA.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) assinaram na manhã desta quinta-feira (06/05), no plenário Ruy Araújo, o Termo de Cooperação Técnico-científica e Cultural. Na oportunidade, o Reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, apresentou para os deputados toda a estrutura da Universidade, destacando as ações sociais, educacionais e de enfrentamento à Covid-19.

Participaram da solenidade, a Pró-Reitora de Interiorização da UEA, Samara Menezes, o Pró-Reitor de Administração da UEA, Marcos André Ferreira Estácio, o professor Dr. Jucimar Maia da Silva Junior e o diretor da Agência de Inovação da UEA, Raimundo Corrêa de Oliveira.

O Termo tem por objetivo estabelecer a conjugação de esforços acadêmicos, técnicos e científicos para a realização de atividades de interesse comum nos campos do ensino (aulas práticas de ensino e estágio curricular supervisionado), da pesquisa e da extensão dos cursos de graduação da UEA.

O acordo visa ainda à concessão dos espaços físicos e estruturais de ambas as Instituições (ALEAM e Unidades Acadêmicas da UEA) para serem utilizados, além do sistema de transmissões ao vivo por vídeo, via IPTV.

Fica definido que no período de 12 meses, a ALEAM e a UEA realizem a implantação de três cursos que serão oferecidos mensalmente até o final de cada ano aos envolvidos no Programa do IPTV, bem como garantir esforços conjuntos para fortalecer a execução práticas dos planos de trabalhos inseridos neste Protocolo. O prazo de vigência do Termo de Cooperação é de cinco anos.

“É motivo de muito orgulho estar nesse plenário, apresentando nossas ações e projetos, frutos de 20 anos de trabalho, realizado por uma equipe esforçada, competente e determinada. A UEA está presente nos 61 municípios do Amazonas e é a maior Universidade Multicampi do Brasil. Já formamos mais de 50 mil profissionais nas mais diversas áreas e, atualmente, cerca de 22 mil alunos estão nos nossas unidades da capital e interior. A assinatura desse termo é mais uma etapa de uma relação proativa entre UEA e Assembleia Legislativa, no sentido de difundir e levar conhecimento aos que buscam educação de qualidade”, ressaltou Cleinaldo, que agradeceu o convite para o pronunciamento, formulado pela deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB/AM).

Therezinha relembrou a trajetória da UEA que completa neste ano duas décadas de existência. Em seu discurso, a parlamentar enfatizou também que a universidade é o orgulho dos amazonenses.

“Tive a oportunidade de conhecer a estrutura do UNASUS Amazônia – um sistema de telemedicina que acontece dentro da universidade com laboratórios de altíssimo nível, sendo um presente para o interior do Amazonas. Além disso, um dos destaques da UEA são alguns cursos da área de saúde, exatas e humanas que obtiveram nota máxima no Índice Aguillar Education (IAE) e no índice Geral de Cursos (IGC)”, pontuou.

O deputado estadual, Wilker Barreto (PODEMOS), salientou que a UEA é um dos maiores exemplos de desenvolvimento do Estado. “Quantas universidade gostariam de estar hoje dentro do coração da Amazônia? Muitas. Por isso, não podemos perder essa oportunidade. O fortalecimento das atividades da UEA é a certeza de que estamos semeando um desenvolvimento. Eu acho que a UEA tem um papel importantíssimo, e a vejo como uma das consequências benéficas do modelo econômico Zona Franca de Manaus. Eu vejo na UEA uma das políticas públicas exitosas para diminuir a força da desigualdade que existe hoje. A UEA tem boas sugestões para trabalharmos as atividades econômicas e sustentáveis do nosso interior”, destacou.

Os deputados Dermilson Chagas (PODEMOS) e Carlinhos Bessa (PV) também se manifestaram e apoiaram as ações da UEA, defendendo a autonomia da Instituição.

Ao final da sessão, o Reitor da UEA, participou da apresentação da Escola Virtual da ALEAM, que deve começar as atividades em breve. O projeto é coordenado pela Escola do Legilstativo.

Texto: ASCOM UEA

EditalEditalEditalEdital