Professores da UEA concluem doutorado na USP e UFCG

Os mais novos doutores, Miguel Orellana e Angilberto Muniz, são da Escola Superior de Tecnologia.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) agora conta com mais dois novos doutores no corpo docente. Os professores da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), Miguel Orellana e Angilberto Muniz, concluíram os cursos de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PPGEM/USP) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), respectivamente.

Intitulada como “Método para o design integrado de sistemas Smart Grid – Uma abordagem sistêmica baseada em modelos”, a tese do professor Miguel propõe um método de design sistêmico para especificação e análise formal de requisitos aplicado a domínios de sistemas Smart Grid. O método apresentado combina arquiteturas de referência com métodos modernos de engenharia de requisitos, que são direcionados a objetivos, modelagem e verificação formal em Redes de Petri, através de uma representação orientada para o processo.

A pesquisa foi motivada devido à crescente complexidade para projetar os modernos sistemas de energia: sistemas com gestão de geração e consumo não centralizado onde o usuário torna-se produtor e consumidor. O professor Miguel explica que essa situação o inspirou a propor uma nova abordagem, para compreender e especificar os sistemas Smart Grid. Com a abordagem a ideia é considerar a relação entre sistema e usuário, que desempenha um papel mais participativo neste novo modelo.

“Após 4 anos e 2 meses de muito sacrifício, esforço e dedicação o sentimento é de dever cumprido. Estou muito orgulhoso por ter finalizado o doutorado pela USP, considerada a melhor universidade da América Latina, onde também fiz meu mestrado. Enorme gratidão a minha família que me apoiou permanentemente e meu agradecimento profundo à UEA, que me proporcionou as condições necessárias para atingir esse objetivo”, comemora o professor da EST/UEA, Miguel Orellana.

Já a tese do professor Angilberto, intitulada “Alinhamento de fase de portadora para implementação de beamforming distribuído em redes de sensores”, trata-se de um mecanismo de cooperação entre os rádios. O mecanismo permite que os elementos de uma rede de sensores transmitam sinais a distâncias maiores do que se o fizessem individualmente, além de resultar na redução no consumo de energia. Isso pode significar vida mais longa para as baterias que alimentam os sensores. Angilberto conta como se sente com o resultado da defesa. “A inspiração veio das dificuldades observadas em redes de sensores para aplicações específicas, especialmente aquelas redes voltadas para sensoriamento ambiental, em geral, distribuídas em localidades remotas, e que devem se comunicar com estações coletoras localizadas relativamente longe dos elementos sensores. Me sinto gratificado. O processo foi longo e árduo e inúmeros foram os desafios a serem superados. Mas no final, o resulta pretendido foi alcançado e um método eficiente de comunicação foi desenvolvido e validado”, comenta o professor.

Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA