UEA oferta gratuitamente cursos de formação básica e avançada em música

Cursos são destinados para crianças e jovens. Ao todo, são ofertadas 40 vagas e as inscrições ocorrem até o dia 6 de junho.

Que tal aprender música? A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulga a abertura dos processos seletivos para os Cursos Livres de Extensão em Música da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT). Os cursos são ministrados diretamente por professores da UEA e por estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação da instituição. Ao todos, são ofertadas 40 vagas e as inscrições são realizadas até o dia 6 de junho por meio do site: https://sites.google.com/uea.edu.br/cursosdemusica

Os Cursos Livres de Extensão em Música da UEA têm como objetivo oferecer formação teórico-prática musical para crianças da comunidade que não possuem conhecimentos musicais, e também para jovens e adultos que já saibam tocar um instrumento. Os cursos oferecem disciplinas obrigatórias como Formação Básica em Instrumento; e Teoria, Percepção e Criação Musical. Na seleção deste ano existem vagas para quem quer começar ou já toca instrumentos como clarinete, piano, percussão, viola e violoncelo.

Inscrição

O processo de inscrição deverá ser realizado através do site sites.google.com/uea.edu.br/cursosdemusica, até às 23h59, do dia 6 de junho de 2021. Ao concluir a inscrição, o candidato receberá no endereço de e-mail fornecido uma confirmação de realização do procedimento. O processo seletivo será realizado à distância, conforme previsto nos editais de cada um dos quatro cursos disponíveis

Curso Opus 2 e Curso de Extensão de Formação Básica em Música da UEA

Essa categoria é voltada para candidatos nascidos no ano de 2011, que não necessitam possuir conhecimentos musicais. A duração do curso é de cinco anos letivos, com aulas que serão realizadas à distância, por meio de plataformas digitais da UEA, enquanto perdurarem as recomendações dos órgãos de saúde e/ou da gestão superior da Universidade para que seja mantido o isolamento social.

As aulas de Teoria, Percepção e Criação Musical desses cursos serão realizadas de forma coletiva, com duração de 50 minutos ou 1h40, conforme o ano de curso, e acontecem usualmente aos sábados pela manhã. No caso do Curso de Extensão de Formação Básica em Música, que oferece aulas de instrumento, essas são realizadas semanalmente, possuem 50 minutos de duração e são agendadas diretamente com cada professor, conforme disponibilidade.

Curso Opus 3 e Curso de Extensão Avançado em Música da UEA

Esse curso é direcionado para estudantes da comunidade que já possuam conhecimentos musicais, com idades a partir de 15 (quinze) anos no ano de início das aulas e que tenham interesse em prestar vestibular para os cursos de Graduação em Música da Universidade do Estado do Amazonas.

O curso oferece as disciplinas obrigatórias de Percepção Musical e de Teoria da Música, que são realizadas normalmente aos sábados pela manhã, demandando disponibilidade do estudante para cursar 1h40 de aulas nesse turno. No caso do Curso Avançado em Música, que oferece aulas de instrumento, essas são realizadas semanalmente, possuem 50 minutos de duração e são agendadas diretamente com cada professor, conforme disponibilidade.

Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas nos Editais com links em anexo.

EditalEditalEdital