Professoras da UEA realizam bate-papo sobre submissão de pesquisas

Evento acontece no dia 28 de maio e oferece certificado de quatro horas.

A professora Joelma Carvalho, da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), participa no dia 28 de maio, às 17h, do bate-papo ‘Diálogos e Experiências com CEP e CONEP em Ciências Sociais’. O evento é ligado ao LABVIVO – Geografia da Escola Normal Superior (ENS) e organizado por pesquisadoras do Grupo de Estudo e Pesquisa em Divulgação e Difusão Científica para a Educação e Ensino de Ciências no Amazonas (DDEECAM). O encontro será transmitido pelo YouTube, e as inscrições podem ser feitas de forma gratuita por meio do link abaixo.

O bate-papo tratará sobre as experiências bem-sucedidas acerca da submissão de pesquisas nos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), ligados ao Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). O sistema foi instituído em 1996 com o objetivo de realizar a análise ética de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. O processo de regulamentação é baseado em resoluções deliberadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Segundo a professora Joelma Monteiro, o encontro abordará as dúvidas que permeiam essas resoluções, além de também tratar sobre as novas recomendações para a realização de pesquisas em meio à pandemia de Covid-19. “Nossa intenção é gerar discussões sobre o conteúdo voltado para a pesquisa e para a extensão universitária. A inquietação deste encontro nasceu pela procura de estudantes tanto da iniciação científica quanto alunos de mestrado e doutorado, os quais apresentaram dificuldades sobre a legislação e submissão de projetos no CEP e CONEP”, explica.

O evento será mediado pela professora Alexandra de Andrade, membro do Educadores Inovadores da Amazônia (EduInovAM), e conta ainda com apoio do Museu Amazônico, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O bate-papo será transmitido no canal da pesquisadora, que pode ser acessado por meio do link abaixo. Os participantes inscritos no encontro receberão certificado de participação de quatro horas.

Texto: Daniel Brito / ASCOM UEA

EditalEdital