UEA e Universidade da Madeira: parceria permitirá oferta de pós-graduação em vários cursos

Assunto foi discutido nesta sexta-feira (07/05), durante videoconferência, entre as universidades.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade da Madeira (UMa), em Portugal, pretendem reativar o Convênio de Cooperação entre as instituições. O assunto foi discutido nesta sexta-feira (07/05), durante videoconferência da qual participaram o Reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, o reitor da Universidade da Madeira, José Sílvio Moreira Fernandes, o professor Doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Wanderley de Souza e o coordenador do curso de Educação Física da UEA, Jefferson Jurema.

“Além da cooperação relacionada com a área de Educação Física e Desporto, poderemos incluir áreas de especialização ao nível de mestrado e doutoramento que são oferecidas pelas nossas Unidades Orgânicas. Lembro que a Universidade da Madeira tem nas Unidades Orgânicas de Ciências Exatas e da Engenharia, de Ciências da Vida, de Artes e Humanidades, de Ciências Sociais, e ainda nas suas Escolas Politécnicas, um conjunto de cursos que serão certamente objeto de análise para serem incluídos neste processo de cooperação. Em todos os casos, haverá sempre a garantia da qualidade da formação, que segue as diretrizes estabelecidas, no caso de Portugal, pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior”, explicou o reitor da Universidade da Madeira, José Silvio Moreira Fernandes.

Para o Reitor da UEA, Cleinaldo Costa, a parceria é fundamental para a formação de professores e técnicos da Universidade, que terão oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos. “Iremos manter um contato estreito com a UMa e já marcamos uma nova reunião para ajustarmos o termo que colocará em prática um plano de cooperação que contribua para o fortalecimento dos nossos profissionais e, consequentemente, do nosso Estado. O trabalho em conjunto será útil para todos que prezam pela formação, inovação e desenvolvimento de ambas as regiões nestes dois países irmãos: Brasil e Portugal”, completou Cleinaldo.

Parcerias Internacionais

Atualmente, a UEA conta com 31 convênios internacionais vigentes com 17 países, incluindo Alemanha, Angola, Argentina, Canadá, Colômbia, Coréia do Sul, Croácia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, Peru, Portugal e Ucrânia.

EditalEdital