Alunos da UEA conquistam 2º lugar em Competição Nacional de Ciência dos Dados

Competição foi promovida pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Discentes são do Laboratório de Sistemas Inteligentes.

A equipe LSI Data Team, composta por três alunos do Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI) da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), conquistou o segundo lugar na última etapa do ‘Data Science Challenge 2021’. O evento, promovido pela Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), encerrou no último sábado, 29 de maio.

Os discentes do curso de Engenharia de Computação, Leticia Magalhães Mendes e David Cardoso Yonekura, além do graduando em Sistemas de Informação, Miguel Vanderlei de Oliveira participaram do ‘Data Science Challenge 2021’ e atualmente desenvolvem projetos de Iniciação Científica no laboratório LSI.

A competição envolveu 30 equipes de todo Brasil, compostas por profissionais, pesquisadores, pós-graduandos e graduandos. Além disso, foi realizada de maneira totalmente remota em virtude da pandemia e envolveu três etapas, sendo uma delas de aquecimento e a última de defesa da solução. Nas duas primeiras etapas foi abordado um problema relativo à logística de entregas realizadas por drones, enquanto a última considerou a detecção de semáforos, o que é extremamente útil para o desenvolvimento de veículos autônomos.

A equipe avaliadora, composta de pesquisadores e profissionais da área, fez uma avaliação detalhada dos aspectos técnicos envolvidos na solução proposta, declarando a equipe como 2a. colocada em âmbito nacional. Todos os detalhes da competição encontram-se disponíveis no link: http://www.comp.ita.br/~verri/dsc/edicoes/2021/

A professora da UEA e pesquisadora do LSI, Elloá Guedes, avalia positivamente o desempenho da equipe na competição. “É muito gratificante ver o crescimento profissional e a garra desses estudantes, eles foram muito autônomos e conseguiram utilizar técnicas do estado da arte na solução proposta, apresentando os resultados com muita clareza e segurança”, afirma. Elloá ressalta ainda que a equipe conseguiu uma taxa de acerto superior à equipe melhor colocada, mas a classificação final foi decidida em virtude do desempenho em classes menos frequentes.

Sobre competições na área da Computação

A realização de competições é uma tradição na área de Computação, em que olimpíadas e maratonas de programação possuem grande destaque. Mais recentemente, a proposição de competições envolvendo Ciência dos Dados passou a ser considerada, em que as equipes precisam programar soluções inteligentes que resolvem um problema, tipicamente envolvendo dados coletados em cenários reais.

Para estas competições, os discentes e docentes do LSI se organizam no LSI Data Team, uma iniciativa que visa empregar as técnicas estudadas e desenvolvidas nos múltiplos projetos de pesquisa do laboratório para resolver os problemas apresentados. Desde 2018, houve a participação em diversas competições com múltiplas composições no time, ora contando com a participação direta dos professores, ora apenas com a mentoria.

A cada participação, busca-se a cooperação e estimula-se a criatividade na elaboração de soluções competitivas. Um diferencial do time também é poder contar com os recursos computacionais especializados do laboratório, adquiridos com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio dos projetos PROTI PESQUISA 11/2017 e PPP 04/2017, bem como de parcerias de pesquisa e desenvolvimento.

Mais informações sobre essa e outras iniciativas do Laboratório de Sistemas Inteligentes podem ser encontradas no site www.lsi-uea.tech.

EditalEditalEditalEdital