Egressa da UEA é uma das ganhadoras do Swift Student Challenge, organizado pela Apple

Projeto aborda a história do Teatro Amazonas.

A egressa do curso de Turismo da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), Juliana Rodrigues do Nascimento, é uma das ganhadoras do Swift Student Challenge do Worldwide Developers Conference (WWDC). O concurso, realizado pela Apple, premia estudantes do mundo inteiro apaixonados por programação, e teve o resultado divulgado na terça-feira (1º/6). Na edição deste ano, o grupo de vencedores do desafio inclui estudantes de 35 países, que receberão brindes exclusivos do WWDC e um ano de associação ao Apple Developer Program.

Como desafio, os estudantes precisam desenvolver uma cena interativa de até 3 minutos, de tema livre, na plataforma Swift Playgrounds, aplicativo para iPad e Mac voltado para o ensino de programação Swift. Tendo o Teatro Amazonas como tema central, Juliana desenvolveu atividades no estilo quebra-cabeças, onde é exibida a história do local. Dividida em dois capítulos, a apresentação conta com ilustrações autorais da Sala de Espetáculos e do Salão Nobre, acompanhadas de informações e curiosidades.

“Eu escolhi falar do Teatro Amazonas porque na época que fui estudante da UEA estagiei como guia e também trabalhei temporariamente durante a Copa do Mundo de 2014. Guardo recordações muito boas do lugar e amava ver o brilho nos olhos dos turistas quando explicava sobre o teatro para elas. E era justamente isso que eu quis passar com o meu projeto”, afirmou.

Essa foi a segunda vez que Juliana foi ganhadora do Swift Student Challenge. Em 2020, ela também foi premiada por um projeto sobre a lenda de Ayakamae, que conta a origem do Rio Amazonas de acordo com a lenda Tupi. De acordo com a lenda, o Sol e a Lua se apaixonam mas são proibidos de ficarem juntos, pois acabaria com o equilíbrio da terra e as lágrimas da Lua formam o rio Ayakamae, o rio do amor, que hoje em dia conhecemos por rio Amazonas.

Juliana explica ainda que a formação em Turismo contribuiu para que os projetos fossem realizados. “Esse projeto, assim como o anterior, só aconteceu porque eu estudei Turismo na UEA. Foi na UEA que eu me apaixonei por Turismo e comecei a ver a importância da cultura para uma sociedade e comecei a me orgulhar da nossa. Tive professores maravilhosos que foram essenciais para o meu crescimento durante os anos em que fui aluna. Além disso, por causa do curso, eu tive bastante referência de livros e artigos que pude utilizar durante a pesquisa para ambos os projetos”, disse.

Texto: Daniel Brito / ASCOM UEA