Professor da UEA apresentará Ecopainel da fibra do açaí em conferência internacional

Projeto será exposto para uma audiência de investidores e jurados.

O Ecopainel de MDF, produzido com a fibra do resíduo do açaí, é uma das 24 startups selecionadas para participar, nesta quinta-feira (17/6), do Pitch Night da SciBiz, a maior conferência de conexão entre ciências e negócios da América Latina. A iniciativa de empreendedorismo é do professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Antônio Mesquita, que descobriu na fibra do caroço do açaí o potencial para produção de móveis sustentáveis, divisórias e placas acústicas. O evento permite que pesquisadores apresentem as startups para uma audiência de investidores e jurados.

No total, foram mais de 100 projetos inscritos, com duas rodadas de avaliação até chegar à seleção final para participação no Pitch Night. Durante o evento, os participantes irão contar as histórias por trás das startups e, dessa forma, conquistar visibilidade junto a executivos, empresas, professores, acadêmicos e ao ecossistema empreendedor.

No mundo do empreendedorismo, o chamado ‘pitch’, consiste em uma apresentação rápida sobre o projeto, de 3 a 5 minutos, com o objetivo de despertar o interesse de um potencial investidor ou cliente pelo negócio. Geralmente, a apresentação contém apenas as informações mais essenciais e atrativas sobre a startup.

O pitch do Ecopainel tratará do processo de inovação tecnológica necessário para produção em escala industrial de Ecopainéis em MDF a partir da fibra dos resíduos do fruto de açaí, com a proposta de oferecer soluções sustentáveis feitas com o material, em diferentes segmentos da construção civil, arquitetura, movelaria e design.

Segundo o professor Antônio Mesquita, existe a possibilidade da startup ser selecionada como a melhor da competição. “A nossa participação é de grande expectativa, até mesmo de chegar ao prêmio de vencer a competição. Conhecemos o nosso negócio, a missão, visão , propósito, problema e solução. E, particularmente, apenas por ser selecionado como finalista, já me considero um vencedor”, enfatizou.

Sobre o Ecopainel

O projeto consiste no processo produtivo que utiliza a fibra do caroço do açaí na fabricação de painéis ecológicos, possibilitando a substituição de painéis e placas de MDF, que são muito utilizados na decoração de móveis e divisórias. O Ecopainel não utiliza resinas tóxicas nem depende de plantações de árvores para a confecção. Os painéis são feitos de partículas provenientes de fibras vegetais da Amazônia, por meio de rejeitos de frutos agroindustriais, como é o caso do caroço do açaí.

Texto: Daniel Brito / ASCOM UEA