Projeto ‘Nós da Linha de Frente’, do EPSICO/UEA, concede entrevista à revista Diálogos

Por meio do projeto, diversos serviços voltados ao atendimento psicológico são oferecidos.

O projeto ‘Nós da Linha de Frente’, vinculado ao Espaço de Atendimento Psicossocial da Universidade do Estado do Amazonas (EPSICO/UEA), ganhou destaque em uma das páginas da 12ª edição da revista ‘Diálogos’, pertencente ao Conselho Federal de Psicologia (CFP). Concedida pelo professor e membro do projeto, André Machado, a entrevista compôs o capítulo que trata sobre ‘Atendimento psicológico on-line: vantagens e limitações expõem a fragilidade das políticas públicas de enfrentamento às doenças psicossociais’. Ao abordar o assunto, o professor fala sobre o funcionamento das atividades do projeto em meio à pandemia.

O projeto ‘Nós da Linha de Frente’ conta com coordenação da professora Munique Therense e, durante 2021, passou a oferecer suporte online multiprofissional gratuito, incluindo apoio psicológico individual e grupal online para profissionais da linha de frente, profissionais enlutados, agentes do campo cemiterial e funerário, imprensa e educadores, assim como para familiares desses trabalhadores e população em geral.

“A participação na edição da Diálogos vem documentar que os professores com formação em psicologia da UEA, com especial destaque à coordenadora do projeto ‘Nós da Linha de Frente’, Munique Therense e ao EPSICO da UEA, possuem visibilidade e projeção nacional. Essa matéria na revista Diálogos foi a oportunidade da psicologia da UEA mostrar o que tem produzido, suas redes nacionais e seu impacto na região Norte”, destacou o professor André Machado.

Até o momento, o projeto já realizou diversos serviços, entre eles 258 atendimentos psicológicos de crise e emergência; 15 atendimentos psicológicos de suporte à população dos ramos cemiterial e funerário; 126 atendimentos psicológicos para crianças/adolescentes em situação de crise e emergência; 175 teleatendimentos com a equipe de fisioterapia; 41 atendimentos psicológicos para profissionais da linha de frente; 15 acolhimentos psicológicos; 377 atendimentos psicológicos para população em geral; 17 atendimentos para profissionais da imprensa e 23 atendimentos psicológicos para profissionais da educação.

A professora Munique Therense, coordenadora do projeto, ressalta que os atendimentos foram viabilizados graças ao esforço colaborativo dos envolvidos. “Importante frisar que o quantitativo alcançado só foi possível mediante a disponibilidade de tempo, expertise técnica e solidariedade dos parceiros institucionais e profissionais que se dedicaram à oferta dos serviços e se comprometeram com o cuidado à população”, enfatizou.

Outras atividades incluem ainda o Curso Básico de Intervenção Terapêutica em Situações de Perda Traumáticas e Luto, que certificará, de forma gratuita, 154 alunos e seis supervisores; além de ter proporcionado 32 acompanhamentos psicoterapêuticos gratuitos para pessoas enlutadas. O conteúdo teórico é ministrado em formato online e síncrono, enquanto a carga horária prática pode ser realizada de forma remota ou presencial, a depender do acordado entre psicoterapeuta e usuário do serviço.

O coletivo que integra o projeto é composto por professores com formação em psicologia, de diferentes unidades da UEA: Munique Therense, Gizelly Martins, Vivian Marangoni, Socorro Nina e André Machado, da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA); Érica Rotondano e Márcio Santos, da Escola Normal Superior (ENS); e Érika Ramos, da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT).

Você pode conferir a entrevista acessando a edição digital da revista por meio do link abaixo.

Texto: Daniel Brito / ASCOM UEA