Professores da UEA conquistam 2º lugar com artigo sobre eficiência energética

O trabalho apresenta uma análise da eficiência energética em uma unidade universitária de pequeno porte na capital do Amazonas.

O artigo cientifico “Análise da eficiência energética: Um estudo prático num prédio universitário de pequeno porte de Manaus”, conquistou o 2º lugar no Prêmio Brazilian Journals, apresentado no I Brazilian Congress of Engineering. O trabalho foi escrito pelo coordenador do curso de Engenharia Eletrônica da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Daniel Guzmán Del Rio, além dos professores Israel Gondres Torné, Dhiorge Uziel Melo Lopes, Daniel Sousa da Silva e Ed Wilson Queiroz de Castro. O congresso foi realizado nos dias 14 e 15 de junho e, em breve, disponibilizará um link para acesso às publicações participantes.

Através da análise tarifária e levantamento de cargas, o trabalho apresenta uma análise prática da eficiência energética numa unidade universitária de pequeno porte na capital do Amazonas. O objetivo é demonstrar que é viável fazer uma análise da eficiência energética de prédios ou edificações através da aplicação de uma metodologia que utiliza ferramentas computacionais, além de uma análise de viabilidade técnico e econômica. Isso permite aumentar os conhecimentos para determinar os problemas das perdas de energia e fornecer aos gestores, administrativos e técnicos o conhecimento da eficiência energética do prédio, para minimizar as perdas econômicas e mitigar impactos ao meio ambiente Amazônico.

De acordo com o professor Daniel, o trabalho demostra que é possível determinar os problemas das perdas de energia, avaliar equipamentos, sistemas de iluminação e parâmetros de qualidade da energia fornecida. “Tudo isto permite levar às salas de aulas da graduação e pós-graduação os conhecimentos obtidos e preparar a formação do profissional para o mercado do trabalho”, comentou Guzmán.

Texto: Guilherme Oliveira / ASCOM UEA