Professores lançam livro sobre experiências em Letramento Digital

Obra é fruto de trabalho coletivo de docentes que realizaram curso de pós-graduação da UEA.

Com lançamento previsto para 16 de julho, o livro ‘Experiências de Letramento Digital no interior do Amazonas’ conta com organização dos professores Pedro Pontes Júnior e Sanderly Dácio Nunes. A obra aborda os resultados obtidos pelos profissionais durante a realização do curso de Pós-Graduação em Letramento Digital, ofertado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto do Estado (SEDUC).

No total, participam do livro 20 autores que cursaram a pós-graduação em Letramento Digital oferecida pelo Núcleo de Ensinso Superior de Santo Antônio do Içá (AM), na região do Alto Solimões. O programa tem como objetivo promover a formação, o aperfeiçoamento e a atualização de docentes das diversas áreas do conhecimento para o uso reflexivo e crítico das diversas tecnologias digitais em sala de aula, contribuindo para tornar suas aulas mais atrativas e alinhadas a sociedade contemporânea.

Sobre a obra

A obra compila resultados obtidos em trabalhos de conclusão de curso, que trazem intervenções/aplicações em sala de aula dos conhecimentos construídos ao longo da realização do programa, entre os anos de 2018 e 2019. Embora as pesquisas tenham temáticas diversificadas, se destaca de modo geral o esforço para que os alunos entrem em contato com as tecnologias digitais de modo significativo, reconhecendo as possibilidades no uso e se apropriando dessas ferramentas.

Com 254 páginas e 19 capítulos, o livro contém prefácio escrito pelo professor Dr. Guilherme Gitahy de Figueiredo e artigos que trazem experiências diversas para a sala de aula, envolvendo elementos como gamificação, produção de áudio, histórias e programas de rádio, produção de vídeos e a utilização de aplicativos de celular como Shareit, Whatsapp, Ler e contar e Human Body 3D.

Colaboraram como autores os professores Abnildo Gonçalves, Adrielle Campos, Adrielle Cacau, Alcivane Gonçalves, Bergson da Silva, Bety Peres da Silva, Claudineia Silva, Claudiney Cacau, Hellen da Silveira, Jussara dos Santos, Karina Santos, Kassia de Souza, Laziomar dos Santos Júnior, Maria da Costa, Marlinda dos Santos, Mirian Rodrigues, Pedro Pontes Júnior, Sanderly Dácio Nunes, Talyta Nobre e Valquíria Pereira.

Para obter a obra é necessário entrar no site da editora ALEXA CULTURAL