Projeto Tabihuni da UEA é tema de entrevista na revista ‘Alternative théâtrales’

Grupo de Pesquisa atua no desenvolvimento de atividades artísticas e de pesquisa com indígenas e não-indígenas.

Com o objetivo de retratar a diversidade do cenário artístico no Brasil, a edição nº. 143 da coletânea internacional ‘Alternative théâtrales’ expõe diferentes representações do segmento no País. Intitulada ‘Scènes du Brésil’, a publicação do mês de julho conta com uma entrevista do professor Dr. Luiz Davi Vieira Gonçalves, coordenador do Diretório de Pesquisa Tabihuni, da Escola de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA). No material, o professor destaca as atividades artísticas e de pesquisa desenvolvidas pelo grupo.

Concedida pelo professor Luiz Davi Gonçalves à pesquisadora Maria Lúcia Barros Pupo, da Universidade de São Paulo (USP), a entrevista aborda os principais eixos de atuação do Diretório ‘Tabihuni: Núcleo de Pesquisas e Experimentações das Teatralidades Contemporâneas e suas Interfaces Interculturais’, que é ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) da UEA e atua com indígenas e não-indígenas.

O Tabihuni busca desenvolver pesquisas no campo prático e teórico das Artes Cênicas em interfaces com outras linguagens da arte, como Música, Artes Visuais, Literatura, Dança e estudos e desafios pedagógicos. Além de atividades relacionadas à pesquisa teórica, como publicações e participações em seminários e congressos, o grupo de pesquisa também atua com resultados práticos, que inclui a realização de montagens cênicas, espetáculos teatrais, performances e festivais artísticos.

Organizado pelo Núcleo de Pesquisa, o espetáculo ‘Ühpü – Corpo’ conta com a participação de indígenas Tukano e retrata uma transmutação corporal conduzida pelos espíritos que estabelecem diálogos com os xamãs durante a performance-ritual. Atualmente, o grupo trabalha no desenvolvimento da performance intitulada ‘Terra Vermelha’, que tem como proposta oferecer uma experiência voltada para o eu-interior.

“Para nós, a participação na revista é uma honra muito grande, uma divulgação internacional do trabalho que está sendo feito por pesquisadores e pesquisadoras da Universidade. Com a publicação, estamos participando de uma rede internacional de ponta enquanto arte e performance, por meio da ‘Alternative théâtrales’. Nosso trabalho está sendo lido na França, na Bélgica, entre outros países, e essa visibilidade é muito importante”, ressaltou o professor Luiz Davi Vieira Gonçalves, líder do Tabihuni e docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA).

Texto: Daniel Brito / ASCOM UEA