Levar a formação de professores em todo o território brasileiro. Este é o foco do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que já formou mais de 53 mil docentes no Pais. No Amazonas, há 10 anos a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é uma das instituições pela qual o Programa atua. Para celebrar a data e legado, a UEA lança dois livros com resultados de destaque provenientes da Universidade.
O lançamento dos livros será realizado no dia 16 de julho, às 9h, com transmissão pelo Canal do YouTube da UEA. Os exemplares poderão ser adquiridos pelo site da Editora CRV. A missão do Programa é ofertar a capacitação adequada para professores da educação básica, mas que não tinham tido a oportunidade de se qualificarem. Por meio do Parfor, a UEA já formou mais de 1,8 mil professores em 31 municípios do estado do Amazonas.
Com o título, “Parfor UEA – 10 anos formando professores no estado do Amazonas”, os dois volumes reúnem trabalhos de professores especialistas em diversas áreas do conhecimento, como Ciências Biológicas, Ciências da Religião, Educação Física, História, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Pedagogia Intercultural Indígena. A obra abrange trabalhos de pesquisa e relatos de experiência realizados pelos professores, ao longo dos últimos anos.
A ideia de lançar dois volumes surgiu do desejo dos coordenadores do Programa de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos professores formados pelo Parfor UEA. A chamada para submissão de trabalhos resultou no envio de mais de 70 materiais de pesquisa. “Os livros mostram um pouco da importância que o programa possui para a nossa região, que devido suas carências educacionais e dimensões geográficas, se torna ainda mais significativa para a sociedade amazonense. Sinto-me honrada em fazer parte dessa equipe, que veste a camisa do Parfor todos os dias para encarar obstáculos e superar as barreiras”, comentou a coordenadora geral do Parfor e professora da UEA, Luciane Lopes.
A professora destaca ainda que a história do Parfor na UEA ressalta o quanto vale a pena apostar na Educação e na formação de professores, especialmente na região Norte do país. Segundo Luciane, as experiências precisam ser contadas e celebradas, visto a dificuldade e magnitude do projeto. “Espero que todos possamos continuar olhando por estes professores em locais longínquos da nossa região, pois ainda existem muitas demandas a serem cumpridas pelo Parfor, e precisamos ter consciência plena da importância dele para a qualificação dos professores”, afirma a professora.
Confira o site da Editora CRV no link abaixo.
Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA