Professor do CESP/UEA publica artigo sobre análise e foco de calor no Amazonas

O estudo foi publicado na revista GeoTextos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O professor do Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA), Brychtn Ribeiro, teve artigo científico publicado na revista GeoTextos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O estudo objetivou analisar a distribuição dos focos de calor no estado do Amazonas. A GeoTextos é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFBA, e busca dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas, no Brasil e no Exterior, na área de Geografia.

Além da distribuição dos focos de calor no Amazonas, o estudo também analisou a quantidade de focos de calor em relação à gestão do governo federal ao longo de 21 anos. O método quantitativo, junto com ferramentas de geotecnologias, foi empregado num contexto de pesquisa empírica. Por meio do materialismo dialético, levantou-se questões para novas pesquisas. Os resultados mostraram que os anos de 2005 e 2015 tiveram mais registros de focos de calor.

“Os municípios de Lábrea, Apuí e Boca do Acre são os com maior quantidade de focos registrados. Em relação ao Governo Federal, o primeiro governo Lula foi o maior em número de focos de calor, e o segundo governo FHC, o menor. Nos anos recentes, desde o governo Temer, vem aumentando a detecção, com tendência de aumento no governo Bolsonaro. A conclusão revela que os focos de calor estão concentrados nas mesorregiões Sul e Centro Amazonense, e nas microrregiões Madeira e Purus”, explica o professor.

A revista está aberta a contribuições de pesquisadores de outras instituições de pesquisa, além de priorizar a publicação de resultados de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de execução. A GeoTextos compõe o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e está classificada como B1 no Qualis Capes da área de Geografia (2013-2016). Conta com o apoio da Editora da UFBA para sua editoração e publicação e os artigos publicados recebem atribuição de Digital Object Identifier.

Para conferir a publicação, acesse o link abaixo.